Museu da Imigração e ACNUR Brasil firmam parceria para promover eventos gratuitos sobre refúgio e direitos humanos

Seg, 27/01/2020 - 23:56
Publicado em:

Neste ano, complexo da antiga Hospedaria do Brás será palco de eventos abertos ao público, com participação de pessoas refugiadas e de pesquisadores, contando ainda com o lançamento do relatório Tendências Globais, do ACNUR.

Com o objetivo promover debates sobre a temática do refúgio e dos direitos humanos, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em convergência com seus propósitos institucionais, lançam uma parceria para a realização de diversas ações no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás em 2020.

Como parte das atividades gratuitas a serem promovidas, está o lançamento do relatório internacional “Tendências Globais”, que acontecerá em junho no auditório do MI. O documento trará os dados atualizados sobre os contextos globais da situação das pessoas refugiadas, deslocadas internas, retornadas, solicitantes de refúgio e apátridas, sendo este o público sob o mandato do ACNUR.

“O Museu da Imigração sempre abordou as experiências enfrentadas nos deslocamentos humanos de ontem e de hoje. A condição de refúgio, consequentemente, esteve presente e se mantém como parte das ações museológicas. Nesse cenário, firmar parceria com o ACNUR é um passo importante para a instituição, pois aproximará os visitantes, por meio de diferentes linguagens, da realidade vivenciada por essas pessoas”, comenta a diretora executiva do Museu, Alessandra Almeida.

Além do lançamento do relatório Tendências Globais, os visitantes poderão prestigiar, no decorrer da vigência do termo assinado para dois anos, exposições itinerantes do ACNUR, projeções de filmes e documentários com títulos ligados aos assuntos relacionados a ambas as instituições e seminários, encontros, rodas de conversas e celebrações sobre essas temáticas em questão. As programações serão divulgadas no site e nas mídias sociais do ACNUR e do MI.

“O ACNUR tem em seu mandato a proteção efetiva das pessoas que buscam proteção internacional. Ao conciliarmos esforços com o Museu da Imigração, este notório espaço de diálogo sobre os deslocamentos humanos, asseguramos a garantia de direitos das pessoas refugiadas em suas mais diversas formas de expressão. A diversidade cultural que integra uma programação acessível, como a agenda que teremos conjuntamente, fortalece a empatia e a solidariedade àqueles que buscam recomeçar as suas vidas com dignidade”, afirma o Representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas.


Para mais informações, clique aqui.