Debate com o professor Mamede Mustafa Jarouche – Cátedra Edward Said
A Cátedra Edward Saïd: Estudos da Contemporaneidade, parceria entre a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo e o Instituto da Cultura Árabe, promoverá, em 25 de abril, o debate Memórias de Hanna Diab, o ‘autor’ de Aladim e Ali Babá, com o professor de Literatura Árabe da Universidade de São Paulo, Mamede Mustafa Jarouche, no ciclo “O Estranho e o Estrangeiro”.
O tema a ser abordado é um relato de viagem do século XVIII de um maronita sírio, Hanna Diap, escrito em árabe dialetal e encontrado recentemente na Biblioteca Apostólica Vaticana. Diap contou algumas das mais famosas histórias incluídas na primeira tradução realizada no Ocidente de As Mil e Uma Noites por Antoine Galland, no século XVIII. Entre elas estão Aladim e Ali Babá. O escriba sírio foi citado nos diários de Galland, mas sua existência nunca foi comprovada até a descoberta do manuscrito.
Diap descreve uma fantástica viagem de ida e volta empreendida entre a Síria e a Europa em 1707. Jarouche falará pela primeira vez publicamente sobre o texto, que não tem previsão para ser traduzido para o português.
Contatos pelo e-mail catedrasaid@gmail.com ou pela página “Cátedra Edward W. Said - Unifesp” no Facebook.
Inscrições para a obtenção de certificados devem ser feitas com antecedência no site: https://phpu.unifesp.br/acad/siex/index.htm
Serviço:
Ciclo “O Estranho e o Estrangeiro: "Memórias de Hanna Diab, o "autor" de Aladim e Ali Babá"
Convidado: Prof. Mamede Mustafa Jarouche
Data: 25/4/2016
Horário: 17h
Local: Anfiteatro Leitão da Cunha – Rua Botucatu, 720 – Vila Clementino, São Paulo/SP
Inscrições:http://dpdphp.epm.br/acad/siex/php/main.php?page=INS&in&opcao=ABR&acao=2&code=11805