Lançamento do livro "Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência" - 28 de novembro - SP

Ter, 12/11/2019 - 08:17
Publicado em:
0 comments

 

 

O Al Janiah sediará o lançamento do livro "Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência", na quinta-feira, dia 28 de novembro, a partir das 19h.

O LIVRO:

PALESTINA: DO MITO DA TERRA PROMETIDA À TERRA DA RESISTÊNCIA é um trabalho no qual o autor Sayd Marcos Tenório busca desmistificar o pertencimento da Palestina Histórica aos atuais ocupantes, os sionistas israelenses. Faz um retrospecto histórico desde os primeiros habitantes cananeus, às ocupações, guerras e conquistas da Palestina, contestando a teoria da “terra prometida” e do “povo escolhido”, designações utilizadas pelos israelenses.

Num dos capítulos, ele questiona a legalidade e a legitimidade da partilha promovida pela ONU, em 1947, e a eficácia dos Acordos de Oslo, de 1993, entre israelenses e palestinos. Segundo o autor, foram essas duas ações históricas as principais inciativas que conduziram à Palestina e o seu povo à encruzilhada em que se encontram hoje e é o motivo da inviabilidade da solução de dois Estados.

Demonstra que o conflito na Palestina não se trata de uma disputa político-religiosa travada entre judeus e palestinos (cristãos e muçulmanos), mas que é parte de um contexto que se agravou quando a ONU dividiu a Palestina secular em dois Estados, permitindo a criação do Estado de Israel sem fronteiras definidas, enquanto, passados 71 anos, o Estado palestino continua impedido de se viabilizar.

É um trabalho de denúncia vigorosa das violações por parte de Israel, onde defende o legítimo direito do povo palestino à resistência como derivado do Direito Internacional, bem como o direito ao retorno dos refugiados, a compensação e a permanência de todos na terra palestina.

O livro traz um relato do surgimento e da atuação do Movimento de Resistência Islâmica no cenário político da Palestina e uma entrevista exclusiva com o principal dirigente político do Hamas, Ismail Haniyeh.

PALESTINA : DO MITO DA TERRA PROMETIDO À TERRA DA RESISTÊNCIA. 1ª ED. – SÃO PAULO : ANITA GARIBALDI, IBRASPAL, 2019. 412 P. (ISBN 978-85-7277-202-0)

O AUTOR:
Sayd Marcos Tenório é historiador e especialista em relações internacionais. É ativista internacionalista da causa palestina há mais de 30 anos, com diversos artigos publicados sobre temas relacionados à Palestina. É fundador e atual secretário-geral do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) e também diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). E-mail do autor: sayid.tenorio@uol.com.br.

“Palestina é um livro-ponte, que conecta a história de resistência de um povo que está sendo submetido às políticas coloniais e segregacionistas de Israel/Estados Unidos há 71 anos. A imagem da ponte também nos serve para pensar o tipo de ética política sobre o qual o livro se estrutura”.
Profª Berenice Bento – Departamento de Sociologia da UnB.

palestina