Copa dos Refugiados acontece em São Paulo

Dom, 27/07/2014 - 18:37
Publicado em:
0 comments

Nos próximos dias 2 e 3 de agosto, a cidade de São Paulo vai receber o torneio de futebol com times de 16 países diferentes e cerca de 200 estrangeiros que vivem no país - após deixarem sua terra natal devido a conflitos, guerras e perseguições. Os jogos acontecerão das 8h às 17h, no Campo da Tia Eva (Rua Frederico Alvarenga 391, Glicério), em São Paulo. 

A Copa é organizada pelos próprios refugiados, que estão envolvidos na formação dos times, na tomada de decisões e na composição da música oficial, além de outras atividades previstas para o dia do evento. Todo este processo está sendo registrado em um documentário realizado pela produtora Volcano Hotmind. O vídeo-clip da música oficial, chamada de Hino da Copa, já está disponível no YouTube, no endereço http://bit.ly/WQ3gRd 

O evento conta com o apoio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), da ONU Mulheres, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e da Cruz Vermelha Brasileira (filial São Paulo), além de entidades privadas, religiosas e de organizações da sociedade civil, como a organização não governamental IKMR. 

Entre os times participantes estão seleções da Síria, Colômbia, Mali, Afeganistão Serra Leoa, Paquistão e República Democrática do Congo - países afetados por guerras e crises humanitárias. 

A Copa dos Refugiados contará com atividades culturais paralelas e ações de prevenção e combate à violência de gênero e AIDS, por meio das campanhas da ONU “O Valente não é Violento” e “Proteja o Gol”. A cerimônia de abertura contará com a presença do representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez, e um representante da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. 

Segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), o Brasil possui cerca de 5,2 mil refugiados reconhecidos, de 80 nacionalidades diferentes (34% são mulheres). Nos últimos quatro anos, o número de solicitações de refúgio no país cresceu 800% - aproximadamente 500 em 2010, chegando a mais de 5.200 ao final do ano passado. 

O Brasil é signatário do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas e possui uma própria legislação sobre o refúgio (Lei nº 9.747/97). A maioria das solicitações de refúgio está na Região Sudeste (29,35%), sendo São Paulo o estado com mais demandas (23%) - de acordo com dados consolidados ao final de 2013.

Para mais informações, visite a página oficial da Copa dos Refugiados no Facebook: https://www.facebook.com/copadosrefugiados?fref=nf 

 

Serviço: 

Copa dos Refugiados

Quando: dias 2 e 3 de agosto, das 8h às 17h

Onde: Campo da Tia Eva (Rua Frederico Alvarenga 391, Glicério), em São Paulo

Informações: https://www.facebook.com/copadosrefugiados?fref=nf