Edward Said e Aziz Ab’Saber, nossas inspirações

Qui, 17/07/2014 - 11:44

Mais do que o momento para festas e celebrações, a ocasião aparece como uma oportunidade para lembrarmos os princípios e as pessoas que inspiraram nossa existência. Dentre eles, o saudoso Prof. Aziz Ab’Saber e Edward Said.

O pensamento de Edward Said, em sua vitalidade e profundidade, continua sendo inspirador de nossas ações, como um coletivo que se dispõe a resistir a várias formas de violência, físicas e simbólicas, direcionadas às manifestações das culturas e dos povos árabes. 

O humanismo de Edward Said e do Prof. Aziz reflete-se em nossas atividades, na Mostra de Cinema, nos cursos, nas exposições, saraus.

Compartilhamos com eles a crença no poder político da cultura e também o compromisso com a causa palestina.

A presença de Mariam Said no Brasil neste momento é altamente simbólica e nos remete à tradição de resistência e luta do povo palestino e à memória de Edward Said.

Um pensador que buscou formas concretas de construir pontes, como é o caso da Orquestra Divan (que ele organizou conjuntamente com o músico Daniel Baremboim e que Mariam segue alimentando), sem jamais negar a realidade política da ocupação.

Ainda que as palavras fiquem pequenas diante das imagens que nos atingem diariamente, não podemos nos silenciar perante a catástrofe que se abate sobre Gaza, com a perda de inúmeras vidas em função dos ataques de Israel.

Parabéns à Unifesp e à Reitora Soraya Smaili, que inauguram na próxima semana a "Cátedra de Estudos Edward Said", voltada para a pesquisa de temas dos Pós-Colonialismos.

É uma honra para o Instituto da Cultura Árabe participar desta iniciativa.