Exposição em Beirute mostra cultura do Pará

Sex, 22/09/2017 - 02:04

Centro Cultural Brasil-Líbano apresenta 30 fotos sobre o estado, que abriga parte da Amazônia. Rios locais, tradições religiosas e cotidiano da população podem ser vistos nas imagens até 29 de setembro.

Uma exposição de fotos mostra aos brasileiros que vivem no Líbano e aos libaneses a cultura do Pará, estado da região amazônica no Norte do Brasil. As fotografias foram feitas pelo paraense Tarso Sarraf e podem ser vistas no Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, até o dia 29 de setembro. A mostra foi aberta na última semana.

Intitulada “Pará: Fé, Cultura e Natureza”, a exposição tem 30 imagens. De acordo com o chefe do Setor Cultural e Educacional da Embaixada do Brasil no Líbano, Thiago Oliveira, as fotos mostram lugares emblemáticos da cultural local. Entre eles estão a baía de Guajará, o rio Guamá, garotos se divertindo em uma praia de Bragança, comunidades ribeirinhas, jogos dos indígenas que habitam a região, a procissão do Círio de Nazaré, entre outras.

expo 2
Jogos indígenas: clique de Tarso Sarraf



Oliveira explica que sempre que o Centro Cultural Brasil-Líbano tem oportunidade de falar de alguma região do Brasil, ele o faz. O centro tem projeto de um ciclo cultural regional e neste ano já apresentou, por meio da iniciativa, o estado de Minas Gerais. Também deve ocorrer uma ação parecida sobre a Bahia até o final de 2017, conta Oliveira.

A exposição de fotos foi aberta juntamente com outros eventos relativos à cultura paraense. O chef brasileiro Felipe Rameh fez pratos para uma degustação de comida do estado, com um cardápio composto por tapioca, arroz com pato ao tucupi, caldinho de peixe amazônico e chocolate brasileiro. Rameh, chef premiado, é neto de libaneses e um dos sócios do restaurante Alma Chef, que fica em Belo Horizonte. Ele estava de passagem pelo Líbano.

A professora de História das Relações Internacionais e História da Política Externa do Brasil da Universidade Federal do Amapá, Ioneida Cavalcanti da Cunha, apresentou o estado. A docente é formada em Direito pela Universidade Federal do Pará. Participaram da abertura 65 pessoas, segundo informações divulgadas pelo Centro Cultural Brasil-Líbano.

Oliveira afirma que a exposição de fotos atrai tanto brasileiros quanto libaneses que querem conhecer mais a cultura do Brasil e apreciadores de fotografia. A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

O Centro Cultural Brasil-Líbano faz parte do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Beirute e tem como objetivo principal promover a língua portuguesa, a literatura brasileira e outros aspectos da cultura brasileira através de diversas atividades.

Serviço:

Exposição de fotos “Pará: Fé, Cultura e Natureza”
Até 29 de setembro de 2017
Centro Cultural Brasil-Líbano
Rua Mar Mitr, Achrafieh, Beirute – Líbano
Visitas das 10h às 20h – gratuito
Mais informações: https://www.facebook.com/Brasiliban/