Cineasta fará documentário sobre brasileiros no Líbano

Sex, 22/03/2024 - 10:56
Publicado em:

 

A presença brasileira no país árabe será abordada por Carmen Labaki em produção cinematográfica. Episódio será parte do projeto “O Mundo no Líbano”. Diretora, que é libanesa-brasileira, procura apoios. 

 

A produtora e cineasta Carmen Labaki (foto acima) fará um documentário sobre os brasileiros que vivem no Líbano. A produção fará parte da série de filmes “O Mundo no Líbano”, que a diretora está realizando sobre a presença estrangeira no país do Oriente Médio e que já resultou em episódios sobre a Bélgica, a Itália, a Áustria, a Finlândia e a Grécia. Carmen é libanesa-brasileira, nasceu no Líbano, mas tem cidadania no Brasil.

Mostrando como vivem comunidades oriundas do exterior, os documentários pretendem evidenciar também a história e a cultura do próprio Líbano. De acordo com Carmen, o objetivo é mostrar o que os estrangeiros de um país fizeram no Líbano e para o Líbano. “O que o Brasil está dando para o Líbano na parte histórica, na parte cultural, na parte comercial?”, diz, explicando os tipos de perguntas que devem conduzir o documentário sobre o país.

A cineasta parte da percepção de que os libaneses, mesmo os que não têm conexão com o Brasil, adoram o país. Segundo Carmem, 80% torcem para o futebol brasileiro. Ela acredita que a ligação possa vir da mentalidade similar, da mesma maneira de receber as pessoas em casa, do jeito de falar parecido, entre outra características. Há também a ideia semeada pelo imperador brasileiro Dom Pedro II, quando visitou o Líbano. “Ele andou por muitas cidades e aldeias, ficava promovendo o Brasil dentro dessas aldeias, dizendo que o Brasil era maravilhoso”, diz.

Carmem já cita algumas possibilidades de abordagem no documentário, como as famílias brasileiras que construíram suas vidas no Líbano, a arquitetura de Oscar Niemeyer presente no país, a feijoada que foi adaptada pelos libaneses, o instituto cultural do Brasil que há no Líbano. “O relato das pessoas que se adaptaram, mas também o das que não se adaptaram”, diz. Ela afirma que não poderá deixar de mencionar os libaneses que foram para o Brasil, embora essa não seja a parte central da produção cinematográfica.

O documentário sobre o Brasil será parte de uma segunda leva de cinco episódios de “O Mundo no Líbano” que a cineasta começou a preparar. Além de Brasil, ela abordará Marrocos, Dinamarca, Espanha e República Checa. O início de uma produção sobre a França também já se deu. Todos estarão no canal LBCI, do Líbano, que tem direito de transmissão exclusiva por televisão no país. Os episódios têm versões em árabe e inglês e duram 35 minutos.

A cineasta está procurando apoios e patrocínios para o documentário sobre o Brasil. Carmen já tem o apoio da Embaixada do Brasil em Beirute e do Ministério da Cultura do Líbano, neste último caso para todos os trabalhos. Ela relata que a produção sobre o Brasil poderá ser feita também em português, além do inglês e do árabe, e que há possibilidade de que seja mais longa – dois episódios ou um de 70 minutos. A exclusividade da LBCI é apenas para televisão no Líbano, o que não impede que o documentário seja transmitido em outros canais no Brasil, em escolas, universidades, cinemas e outros locais mundo afora. Carmen pretende que seja divulgado ao máximo.

Na tarde da segunda-feira (11), a cineasta Carmen Labaki visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, onde foi recebida pelo vice-presidente de Relações Internacionais da instituição, Mohamad Orra Mourad, e pela vice-presidente de Comunicação e Marketing, Silvia Antibas. A diretora de cinema apresentou o projeto dos documentários sobre os estrangeiros no Líbano aos dois.

Carmen Labaki

Carmen Labaki vive no Líbano atualmente, mas já morou no Brasil, entre os anos de 1997 e 1999, e costuma viajar frequentemente ao país para estadias mais curtas. A cineasta estudou Jornalismo e Audiovisual e se dedica aos documentários, além de filmagens para reportagem e publicidade. As produções que a diretora faz, em geral, são sociológicas e antropológicas, que envolvem assuntos sociais e humanos.

Filmar sobre o Brasil tem um significado especial para Carmen. “Eu me sinto muito brasileira na mentalidade. Adoro o Brasil, fico com saudades quando não venho aqui, desde pequenina eu me sinto muito brasileira. O meu pai sempre recebia brasileiros em casa, a língua (portuguesa) era muito familiar para mim, por isso aprendi bem rapidinho”, afirma, falando em português.

Interessados em apoiar ou patrocinar o documentário devem entrar em contato pelo e-mail carmenlabaki@gmail.com ou pelo telefone +009613578557.