Editora Tabla promoverá lançamento do livro Sultanas esquecidas, de Fátima Mernissi, nesta sexta (15)
Evento acontecerá de forma presencial na Livraria da Travessa de Pinheiros, em SP.
A Editora Tabla promoverá, nesta sexta-feira, dia 15 de março, o lançamento presencial do livro Sultanas esquecidas, de Fátima Mernissi. O evento acontecerá, às 19h, na Livraria Travessa de Pinheiros, em São Paulo.
Na obra, a socióloga e feminista marroquina Fatima Mernissi (1940-2015) narra a história do Islã a partir do protagonismo feminino, contribuindo para a escrita da história das mulheres de qualquer época, lugar ou religião. Mernissi defendia a ideia de que elas escrevessem sobre mulheres na história e sobre a história delas. Para a aurora, o maior equívoco foi deixar que não só a história, mas a memória, o coletivo e o espaço da produção do conhecimento fossem dominados pelos homens.
Para discutir o livro, a autora e seus diversos atravessamentos, o evento receberá as professoras Samira Osman e Flávia Paniz, com mediação da jornalista Paula Carvalho.
Sobre as participantes
Samira Osman, professora associada de História da Ásia do curso de História da UNIFESP e do PPG em História da UNIFESP. Tem doutorado em História Social pela USP (2007) com ênfase em História Oral. Samira escreveu o prefácio de Sultanas esquecidas: mulheres chefes de Estado no Islã.
Flavia Paniz, professora doutora em Sociologia na UEMG, e pesquisadora nas áreas de estudos interseccionais de gênero e sexualidade, feminismos pós-coloniais e decoloniais, Estudos de Oriente Médio e geopolítica da produção de conhecimento.
Paula Carvalho, jornalista, doutora em História pela UFF e autora do livro Direito à Vagabundagem: As viagens de Isabelle Eberhardt.
Serviço:
O quê: Lançamento presencial do livro Sultanas esquecidas, de Fátima Mernissi
Quando: 15 de março, sexta-feira, as 19h
Onde: Livraria Travessa de Pinheiros, em São Paulo - R. dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo/SP