Cultura palestina é tema do ciclo “Poesia dos Quatro Cantos” nesta sexta-feira

Qui, 17/05/2012 - 17:59
Publicado em:
A atividade integra o ciclo “Poesia dos Quatro Cantos”, iniciativa mensal que inclui a leitura de poemas com danças e músicas típicas de diferentes países. “Além do aspecto cultural, da literatura, o ciclo também visa promover o universalismo, o estímulo a conhecer várias culturas para desenvolver o respeito por elas, o espírito do intercâmbio, da convivência, do aprendizado e também de paz”, ressalta Cláudio Alexandre Barros Teixeira, curador de Literatura e Poesia do CCSP.

O tema deste mês foi escolhido para lembrar a Nakba (catástrofe, em árabe), referência à expulsão de cerca de 800 mil palestinos de suas próprias terras em 15 de maio de 1948, quando foi criado o Estado de Israel. Para a dançarina Cristina Antoniadis, que apresentará peças eruditas e folclóricas que fazem parte do universo da Palestina, entre elas, a dança clássica no estilo mwashah, a “Noite Palestina” acontece num bom momento. “Precisamos chamar a atenção das pessoas para o tema. E a cultura pode contribuir muito para isso.”

O ciclo “Poesia dos Quatro Cantos” acontece das 20h30 às 22h, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000), na Praça Mário Chamie (Bibliotecas). A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (11) 3397-4002.