Livro analisa relações Oriente Médio-América Latina
As informações sobre a iniciativa foram enviadas pelo brasileiro que vive no Líbano, Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, promotora do colóquio. Khatlab é organizador do livro, juntamente com Hoda Nehme, da Usek, e Elodie Brun, do Colégio do México. Os textos foram atualizados pelos palestrantes para publicação.
A primeira parte do livro aborda o estreitamento das relações entre Oriente Médio e América Latina e Caribe, com foco principalmente na realização da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), reunião de chefes de estado das duas regiões que passou a ocorrer a partir de 2005 por iniciativa do Brasil, na aliança entre Síria e Venezuela e no crescimento do interesse dos governos latino-americanos pela região do Golfo.
A segunda parte da publicação conta sobre a política externa brasileira e a expansão da liderança internacional do País a partir da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve à frente do Brasil entre 2003 e 2010. Também há uma análise sobre o papel brasileiro no Oriente Médio, em especial no conflito Israel-Palestina. O livro tem sua terceira e última seção focada em pesquisa sobre os levantes árabes e outras questões, como o papel da língua nas relações internacionais.
O prefácio é de Sebastien Velut, diretor do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade Sorbonne Nouvelle de Paris 3, da França, e a introdução é de Khatlab e de Elodie Brun. Os artigos são de Elodie Brun, Juan Jose Vigne, da Argentina, Fadi Ahmar, do Líbano, Alejandra Galindo, do México, Guilherme Casarões, Cecilia Baez, Silio Boccanera e Richard de Araujo, do Brasil, e John Toufik Karam, dos Estados Unidos.
A Usek promoveu no ano passado também outros colóquios sobre relações da América Latina e Oriente Médio, um focado em desigualdade e democracia, também em 2015, e outro em realidades e perspectivas socioculturais e econômicas do relacionamento das duas regiões, em 2014. O conteúdo destes dois eventos também vai virar livro, de acordo com Khatlab.
“O Cecal-Usek procura fortalecer os intercâmbios entre América Latina e países árabes dentro da perspectiva acadêmica, para incentivar os estudantes a se interarem da importância das relações entre as duas regiões, que já existe uma forte relação humana através da emigração e imigração, particularmente libanesa, síria e palestina”, afirma Khatlab.
Ele lembra que o Cecal é membro do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (Clacso) e de que a Usek tem em sua biblioteca central uma coleção voltada para América Latina.
O livro publicado pode ser adquirido na editora da Usek, a Pusek, ou diretamente com Khatlab. O pedido deve ser feito por email para pusek@usek.edu.lb ou robertokhatlab@usek.edu.lb.