Mesa de debates -"Do Brasil à Palestina: lutas contra a militarização", no dia 5 de abril - São Paulo/SP
Evento será realizado nesta quinta, dia 5 de abril, na FFLCH, da Universidade de São Paulo - USP, das 18h às 1930, e debaterá acerca da militarização no contexto palestino e no brasileiro, buscando estabelecer conexões entre essas duas realidades.
A mesa tem como motivação o momento de resistência dos últimos dias, marcados pelo Dia da Terra (30/03) que terminou com ao menos 15 palestinos mortos e mais de 1400 feridos numa manifestação pacífica em Gaza e em meio à Semana do Apartheid Israelense 2018, quando todo o mundo se organiza para denunciar e combater a situação que os palestinos vivem.
Num contexto de genocídio da população negra e pobre, que passa por uma acentuação desastrosa após a intervenção militar no Rio de Janeiro, é necessário debater sobre a forte militarização brasileira e do papel do exército na “manutenção” da segurança pública. Enquanto isso, Israel configura-se como uma enorme indústria de armamentos que, inclusive, vende muitos de seus equipamentos para o Brasil – equipamentos que muitas vezes são testados em populações palestinas na região da Cisjordânia.
Na ocasião, serão discutidas questões, como: A vida sob a ocupação israelense na Cisjordânia se assemelha de alguma forma à vida nas periferias cariocas? Como se dá essa relação comercial entre Brasil e Israel e de que forma isso impacta as políticas de segurança pública no Brasil? O que de fato acontece com os palestinos que vivem sob ocupação de Israel? É possível se declarar como um Estado democrático apesar de suas políticas racistas?
Acesse a página do evento no Facebook.
Serviço
O quê: Mesa de debates -"Do Brasil à Palestina: lutas contra a militarização"
Quando: dia 5 de abril, quinta-feira, das 18h às 19h30
Onde: FFLCH - USP, Rua do Lago, 717, São Paulo/SP