Fambras: Ramadan, mês sagrado para os muçulmanos, é pontuado por caridade e prática de boas ações – muito além do já conhecido jejum diário

Qui, 10/05/2018 - 22:18
Publicado em:

 

O período sagrado da religião islâmica, em 2018, acontecerá entre 15 de maio e 14 de junho. Os muçulmanos praticantes no Brasil participarão das comemorações que visam a caridade, a aproximação com a família e a comunidade e a um profundo processo de purificação. Empresas produtoras de alimentos Halal, parceiras da FAMBRAS, patrocinam os jantares de Iftar nas mesquitas e as festas de Eid al-Fitr, de maneira que todos os muçulmanos no Brasil possam realizar a comemoração dentro da tradição islâmica

Conhecido em todo o mundo, o Ramadan é o mês sagrado dos muçulmanos. Segundo a tradição, Ramadan foi o mês em que o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, foi revelado ao profeta Muhammad. São trinta dias nos quais, para pelo menos um bilhão de pessoas em todo o planeta, a chegada do sol indica o momento em que se inicia o jejum de água e comida. Já o pôr-do-sol marca o momento em que é permitido voltar a alimentar-se, geralmente iniciado com o degustar de tâmaras, seguido de pratos feitos especialmente para a ocasião. Até aí, é mais ou menos o que todo mundo imagina. Porém, poucos entendem que, no Ramadan, as orações noturnas são intensificadas, bem como a leitura do Alcorão em mesquitas, porque a intenção é de que o jejum, as mudanças na rotina e os momentos de reza, reflexão e congregação possibilitem uma profunda purificação interna, bem como uma maior conscientização sobre as dificuldades humanas. A fome que resulta do jejum tem, inclusive, a finalidade específica de aproximar os muçulmanos da realidade dos mais necessitados. Por isso, durante o Ramadan, são essenciais os atos de caridade e distribuição de comida aos mais pobres. “É justamente o que o Islam prega: compaixão e amor ao próximo”, enfatiza Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS.

Estima-se que a população muçulmana brasileira já some cerca de 800 mil pessoas praticantes, número em constante crescimento. Boa parte delas aguarda com ansiedade e respeito o início do Ramadan, mês sagrado de bênçãos, o nono do calendário lunar islâmico, que em 2018 acontecerá entre 15 de maio e 14 de junho. “O Ramadan, bem como as datas religiosas islâmicas, depende do posicionamento da lua para ser definido, ou seja, o calendário islâmico é lunar e suas datas não caem sempre no mesmo dia no calendário gregoriano, mas, conforme a posição da lua no céu”, explica Zoghbi.

Tradicionalmente, no Ramadan, são feitas duas refeições por dia: uma ao final do jejum diário, preferencialmente congregando com a família e amigos, e outra um pouco antes do início do jejum, de madrugada, para que se tenha energia para as tarefas diárias. É um momento, portanto, para reavaliar hábitos, repensar caminhos, arrepender-se de atitudes prejudiciais, sempre observando as intenções puras, para que os méritos sejam acumulados, o perdão aos pecados restaure e uma nova etapa de vida possa se iniciar, baseada nos princípios positivos exercitados durante o mês sagrado. A tradição permite a prática do jejum a partir dos 12 anos de idade, podendo ser até menos, em algumas localidades.

Este é um período de profunda união entre os familiares, e resgata valores que muitas vezes acabam sendo esquecidos ao longo do tempo - por isso a importância deste momento de religação com a pureza e o sagrado acontecer uma vez ao ano, pois os preceitos da religião são relembrados e suas práticas reforçadas para o ano seguinte.

O Ramadan se encerra com a que é a maior festividade do calendário muçulmano, a Eid al-Fitr. Na quebra final do jejum, é tradicional que os muçulmanos vistam suas melhores roupas, enfeitem suas casas e sirvam de alimentos os outros membros da comunidade. Esta grande festa, marcada pela alegria, deixa claro um outro aspecto importante de ser ressaltado em relação ao Ramadan: mesmo com as abstenções, rezas e reflexões profundas – ou provavelmente por causa delas – este é considerado também o mês mais alegre do ano para os muçulmanos.

Doações para a tradição do Ramadan são realizadas por empresas e entidades

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS atua ativamente durante o Ramadan, dando suporte aos muçulmanos necessitados, de maneira a proporcionar a eles um desjejum adequado, promovendo a caridade e orientando em relação às orações e festividades posteriores ao período.  A Federação, anualmente, também faz doações de alimentos para as festas de Eid al-Fitr, de maneira que todos os muçulmanos no Brasil possam realizar a comemoração dentro da tradição islâmica. A entidade busca, junto a empresas parceiras, doações para este período, de maneira a promover a tradição para o povo muçulmano brasileiro.

A FAMBRAS também congrega as associações muçulmanas brasileiras em torno da cultura islâmica, sua difusão e preservação, com a participação ativa em atividades relacionadas ao Ramadan em mesquitas e outras localidades pertinentes ao período religioso.

Mais informações no site http://www.fambras.org.br/

Foto: Quebra do jejum do Ramadan, em 2017: ação solidária da FAMBRAS reuniu muçulmanos de diversas partes do país/Divulgação