Conferência em Curitiba debaterá os desafios nacionais e internacionais do refúgio, da apatridia e das migrações

Ter, 11/09/2018 - 09:03
Publicado em:

 

O evento acadêmico da III Conferência Latino-Americana e do IX Seminário Nacional da Cátedra Sergio Vieira de Mello do ACNUR discutirá, de 11 a 14 de setembro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR, temas como refúgio e conflitos no século XXI e os avanços e retrocessos das políticas migratórias na América Latina e no Caribe serão debatidos, assim como o recente tópico dos venezuelanos no Brasil.

O encontro, que reunirá renomados pesquisadores brasileiros e profissionais internacionais do ACNUR, é organizado em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da UFPR e traz uma programação extensa e plural em torno dos temas de refúgio, apatridia e migração, sendo composto por debates, palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e atividades culturais.

O objetivo é refletir sobre as dimensões das migrações forçadas no campo prático e teórico, incentivando a pesquisa, discussão e produção intelectual sobre a aplicabilidade das leis no cotidiano das pessoas que foram forçadas a deixar seus lares – de acordo com o último relatório do ACNUR (Tendências Globais), são mais de 68 milhões de pessoas nessa situação, sendo que deste total, 25,4 milhões são refugiadas (https://bit.ly/2tsTabg).

Desde 2003, o ACNUR implementa no Brasil a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com as atuais 21 instituições de ensino superior brasileiras, tanto públicas como privadas. A Cátedra é uma iniciativa que visa difundir de forma transversal a temática do refúgio no currículo de diferentes cursos, atuando também nos eixos de pesquisa e extensão universitária.

Mais informações sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello podem ser obtidas pelo site www.acnur.org/portugues/informacao-geral/catedra-sergio-vieira-de-mello/.

 

Serviços:

III Conferência Latino-Americana e IX Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello

Local: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba (Prédio Histórico da UFPR - Praça Santos Andrade, 50)

Data: 12, 13 e 14 de setembro de 2018

Programação do evento: https://bit.ly/2BeGdJ1   

 

Legenda da foto: vida em assentamentos para refugiados Rohingya em Bangladesh/UNHCR-Adam Dean