Diretor de “Gaza”, Garry Keane, participa de bate-papo online
Evento virtual foi transmitido pelo YouTube do ICArabe na tarde desta sexta-feira (11) e contou também com participação da professora Arlene Clemesha (USP) e mediação de Diogo Bercito, jornalista da Folha de São Paulo.
Por Jéssica Marques
O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe realizou um bate-papo online sobre o filme Gaza na tarde desta sexta-feira, 11 de setembro, com presença do cineasta holandês, Garry Keane, diretor do filme “Gaza”, que abriu a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa. O documentário de 2019 retrata a vida cotidiana dos cidadãos do território palestino.
A atividade integra a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e CineSesc e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Além do cineasta Garry Keane, formado na Irish National Film School, Irlanda; também integraram o bate-papo online, a professora Arlene Clemesha, que leciona história árabe contemporânea na Universidade de São Paulo-USP; e Diogo Bercito, jornalista da Folha de São Paulo, especializado em assuntos ligados ao Mundo Árabe e autor do blog Orientalíssimo.
“Eu sempre tive interesse em Gaza, desde pequeno. A Irlanda possui uma associação com Gaza, eu acho que vem dos historiadores que dividimos. Eu cresci com pessoas falando sobre Gaza e quando eu cresci e entrei na universidade, comecei a pesquisar sobre a política da região e me fascinei”, contou o cineasta Garry Keane, que dirigiu o documentário ao lado de Andrew McConnell.
Na ocasião, o jornalista Diogo Bercito mediou o debate. Além disso, também levou aos participantes as perguntas do público que foram feitas ao vivo ao longo da transmissão no YouTube.
“O Mundo Árabe e regiões como a faixa de Gaza são muito vistas e trabalhadas como zonas de conflito perene, algo que os caracteriza. Essa caracterização através do conflito é construída de fora para dentro. Não é a realidade vivida pelas pessoas, não é como eles se veem e não é como a história mostra a região de fato. Tem muito mais do que isso”, afirmou a professora Arlene Clemesha.
Assista ao bate-papo, na íntegra (clique aqui)
Assista ao filme "Gaza” na Plataforma da Mostra (clique aqui). Acesso gratuito
Confira a programação completa aqui
Serviço:
Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa
Onde: online
28 de agosto a 13 de setembro
Plataforma da Mostra
31 de agosto a 27 de setembro
Plataforma digital do Sesc
Mais informações em www.icarabe.org
Quanto: acesso gratuito
Realização: Instituto da cultura Árabe
Correalização: Sesc São Paulo
Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Apoio: Instituto do Sono e Fambras – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil