Livro ensina termos essenciais para falar com árabes
Um guia chamado ‘Usando a Língua para Conquistar’ traz expressões importantes para a comunicação de brasileiros em 22 idiomas, entre eles o árabe. Objetivo é servir de ferramenta para aproximação nos negócios.
Um guia em português chamado “Usando a Língua para Conquistar” ensina termos fundamentais para falar no idioma materno de vários povos, entre eles os árabes. O livro foi lançado no último domingo (21) e traz expressões de 22 línguas que são importantes para aproximação com pessoas que as têm como idioma principal, levando em conta a cultura local.
Além do árabe, a publicação traz termos em alemão, chinês, espanhol, francês, grego, hebraico, hindustani, holandês, indonésio, inglês, iorubá, italiano, japonês, persa, polonês, russo, suaíle, sueco, tailandês e turco. Também há curiosidades sobre o tupi-guarani, falado por tribo indígena, e o alamês, esse último um idioma criado pelo autor, o pesquisador de comunicação intercultural, Rodrigo Solano.
“Ouvir palavras na nossa língua, em ambientes internacionais, transmite simpatia, interesse e costuma despertar uma sensação agradável”, informa o autor, que pretende que o guia seja usado por empreendedores, profissionais e estudantes nos negócios internacionais ou mesmo no turismo. O livro não é um curso de línguas, mas traz conhecimentos introdutórios com o objetivo de causar empatia e facilitar negócios.
De acordo com Solano, o idioma árabe aparece diversas vezes no livro, com informações sobre os povos que o falam e as diferenças com línguas de regiões próximas de países árabes, tais como o turco, da Turquia, e o persa, do Irã. “O árabe é sem dúvida uma das línguas mais importantes para se aprender. Já foi língua internacional das ciências e da filosofia e hoje é falada por mais de 22 países”, afirma o autor, que diz ter carinho especial pelo idioma.
Leia mais sobre o idioma árabe:
- #Podcast da ANBA09: A língua árabe e seus dialeto
- Muçulmanos preservam mais o idioma árabe no Brasil
Além de pesquisador de comunicação intercultural, Solano é especialista em Marketing Internacional e em Clínica da Cultura. Também atua com câmaras de comércio, entidades de classe e projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no desenvolvimento de mercados e na capacitação de empresas na internacionalização. Além de outros títulos e experiências, Solano é consultor e sócio da Think Global, iniciativa de desenvolvimento e capacitação em internacionalização.
O guia foi lançado pela internet no portal da Think Global no dia 21 de fevereiro por se tratar do Dia Internacional da Língua Materna. Com 375 páginas, a publicação pode ser adquirida em formato e-book no site da Amazon ou em versão impressa. Para essa segunda opção, porém, há custo de frete de remessa do exterior. Ao comprá-lo, o consumidor tem acesso a aplicativo de aprendizado do Quizlet com ferramentas de memorização, jogos e suporte de áudio para a maior parte das línguas presentes no livro.
Serviço:
Guia “Usando a Língua para Conquistar”
Autor: Rodrigo Solano
Páginas: 375
Editora: Think Global
À venda na Amazon
ASIN : B08VY8ZYFN
Preço de capa: R$ 75,42 (mais frete)
Preço do e-book: R$ 23,50
Fonte: ANBA