No Dia Nacional da Ciência, pesquisadores de universidades públicas lançam centro para valorizar iniciativas científicas

Seg, 05/07/2021 - 17:46
Publicado em:

 

No próximo dia 8 julho, é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data marca a importância da produção científica para o desenvolvimento do país e visa a estimular um número cada vez maior de pessoas para a prática da ciência. Neste ano a data também servirá para o lançamento do SOU Ciência. 

“O momento é de muita preocupação, diante da maior crise sanitária do século. No mesmo dia 8 de julho, lançaremos o Centro SOU_CIÊNCIA, numa força-tarefa composta por pesquisadores de várias áreas do conhecimento e pertencentes a diversas universidades públicas brasileiras”, destaca Soraya Smaili, coordenadora do SOU_CIÊNCIA, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre 2013 e 2021 e membro do grupo fundador do ICArabe.

A missão do centro será conectar de maneira mais intensa universidade, ciência e sociedade, tornando o conhecimento produzido mais acessível e democratizado, à serviço do desenvolvimento social.

O centro SOU_CIÊNCIA tem como incumbência estudar e acompanhar a educação superior e a ciência produzida nas universidades brasileiras, em diálogo e conexão permanente com a sociedade. O centro terá o objetivo de elaborar diagnósticos e formular proposições para a sociedade e governos, além de alternativas para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas implementadas nas universidades, identificando e analisando o papel social e o valor público das universidades na transformação da sociedade.

Além do corpo de 25 pesquisadores associados, o SOU_CIÊNCIA será composto por um conselho estratégico e um conselho científico, formado por renomados produtores de ciência do país. O centro terá o apoio da Fundação Tide Setúbal e outras fontes de financiamento, que viabilizarão a absorção de pós-doutores e estudantes de iniciação científica para conduzir, junto aos pesquisadores do centro, as atividades de pesquisa que se almeja implementar.

Serviço:

Lançamento do Centro SOU_Ciência

Dia 8 de julho, 18h

O ato será transmitido no canal SOU_Ciência no YouTube