Soraya Misleh fala sobre a Nakba Palestina no canal Gustavo Conde, no YouTube
A jornalista Soraya Misleh, diretora cultural do Instituto da Cultura Árabe e membro da Ciranda Internacional da Informação Independente e da Frente em Defesa do Povo Palestino, foi a convidada do PodCast do Conde, no canal de Gustavo Conde, no YouTube. O tema discutido foi a Nakba, a catástrofe palestina.
Filha de palestinos, Soraya falou sobre a fundação do ICArabe, o papel da grande mídia na criação de estereótipos em relação ao Oriente e a Nakba, catástrofe que ocorreu com a criação do estado de Israel em 1948, quando 500 aldeias foram destruídas e a população palestina foi expulsa de seu território, cerca de 800.000 pessoas, incluindo sua família, além do genocídio ocorrido.
"A Nakba é um processo contínuo, uma catástrofe em que os palestinos estão aprisionados do nascimento até a morte. São as bombas que o povo de Israel despeja sobre os palestinos. Nakba é os palestinos não poderem se encontrar em Jerusalém ou em outros lugares. Nakba é ser criminalizado por pedir justiça e dizer a verdade para o mundo e ser tachado de antissemita, como ocorreu com o cantor Roger Waters, que aderiu ao BDS e foi acusado de ser nazista".
Para assistir à discussão, clique aqui