Cátedra Edward Said: Élide Rugai aborda presença de elementos orientais na formação da Península Ibérica, em ciclo de palestras na Unifesp

Qua, 22/06/2016 - 10:31
No próximo dia 27, A Unifesp abriga, no teatro Leitão da Cunha, palestra ministrada pela cientista política e pesquisadora visitante do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unifesp, Élide Rugai. Sua abordagem focará na presença de elementos orientais na formação da Península Ibérica e, por extensão, das colônias hispânicas e portuguesa na América Latina.

Élide partirá da obra de autores ibéricos e brasileiros, como Ortega y Gasset, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, entre outros, que discorrem sobre a organização dessas sociedades e a configuração cultural das mesmas. O tema contribui para a discussão sobre o papel dos intelectuais nesses países.

Trata-se do quarto seminário, pertencente ao ciclo O Estranho e o Estrangeiro promovido pela Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade e realizado na universidade ao final de todo mês deste ano. O objetivo da instância universitária é desenvolver análises e reflexões acerca da cultura moderna, no âmbito das transformações políticas e culturais do presente em suas relações com a História. A Cátedra é uma parceria entre a Unifesp e o Instituto da Cultura Árabe.

Para se inscrever, clique aqui

 

Serviço:

“O não europeísmo da sociedade ibérica”

Convidada: prof.ª Élide Rugai

Data: 27/6/2016

Horário: 17h

Local: Anfiteatro Leitão da Cunha – Rua Botucatu, 720 – Vila Clementino, São Paulo/SP

Entrada franca