IV Ato Unificado pela Palestina em São Paulo/Dia Mundial de Fúria por Gaza

Qua, 06/08/2014 - 22:58
Publicado em:
Organizações e movimentos unificados em defesa do povo palestino promoverão, na sexta-feira (8), às 17h30, no Masp (com caminhada até a Praça Roosevelt), o quarto ato de protesto contra o massacre de Gaza e em solidariedade à população que resiste ao cerco, aos bombardeios e ataques crueis das forças de ocupação israelense. 

O IV ATO UNIFICADO unificado promovido em São Paulo acontece em meio a manifestações em todo o mundo e ao chamado das organizações da Palestina por um dia mundial de protestos, o Dia de Fúria por Gaza, programado para sábado, dia 9.

No Brasil, várias manifestações estão sendo programadas nos Estados, não apenas nas grandes capitais. Os protestos devem ocorrer também pela internet, através de tuitaço e ocupação das redes sociais em defesa da Palestina Livre. 

Os violentos ataques à Palestina vão além dos bombardeios e ataques por terra testemunhados nos últimos 30 dias, com 1.860 pessoas mortas, sendo pelo menos 400 crianças segundo as Nações Unidas, e mais de 9 mil feridas.

Os ataques têm sido periódicos, intercalados com os avanços dos assentamentos ilegais na Cisjordânia (também Palestina ocupada), que roubam terras, recursos e direitos da população palestina.  O horror exibido nas redes sociais faz parte das operações de Israel desde a Nakba (ou catástrofe, em 1948), porém acobertadas por governos aliados e pela grande mídia sob seu controle ou influência. 

É a maior ofensiva de Israel em Gaza desde final de 2008 e início de 2009, mas não se trata de um evento isolado, nem de uma guerra. É mais um capítulo da limpeza étnica do povo palestino, iniciada há 66 anos, quando da criação do Estado de Israel em terras palestinas. A estreita Faixa de Gaza, com 1,5 milhão de habitantes em apenas 360km2, é território palestino, ocupado e violado por Israel desde 1967, e o direito de resistência nessas condições é legítimo.

O povo palestino é o único do mundo que vive em regime institucionalizado de apartheid, privado de direitos e alvo cotidiano da violência das forças ocupantes.  Por isso, assim como ocorreu no apartheid da África do Sul, a principal forma de pressionar o governo de Israel a recuar, e a comunidade internacional a cobrar responsabilidades, e de assegurar o direito a uma Palestina Livre, é a campanha por Boicote, Desinvestimento e Sanções a Israel (BDS). 

Este é o apelo das organizações da Palestina, e é a campanha assumida por organizações e manifestantes em todo o mundo, inclusive no Brasil, que pede o fim dos contratos do governo brasileiro com empresas israelenses, assim como o fim do Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul e o Estado de Israel. Um documento com as demandas das organizações solidárias à Palestina foi inclusive protocolado no escritório regional da Presidência da República em São Paulo. O movimento acusa Israel de utilizar o povo palestino como cobaia para testar suas armas e tecnologias de guerra, vigilância e repressão a protestos, depois vendidas a países como o Brasil.

As organizações e movimentos em defesa do povo palestino consideram fundamental somar-se à solidariedade internacional neste momento e mantê-la mesmo após o fim dos bombardeios. O BDS é a forma de isolar econômica e politicamente Israel, que já está moralmente isolado perante a opinião pública mundial, mas continua utilizando o poder de seus negócios de guerra e o apoio dos Estados Unidos para aprofundar o seu controle sobre a Palestina.

Por uma Palestina livre, com retorno dos milhares de refugiados às terras e casas de onde foram expulsos, as organizações e movimentos

CONVOCAM

IV Ato Unificado em São Paulo, pela Palestina (8 de agosto)

Dia Mundial de Fúria por Gaza

E EXIGEM:

Fim imediato dos ataques a Gaza!

Derrubada do muro do Apartheid!

Que o governo brasileiro rompa imediatamente as relações militares, comerciais e diplomáticas com Israel!

Fim do TLC Mercosul-Israel!

Libertação dos presos políticos palestinos!

Palestina livre!!!

 

Serviço:

IV Ato Unificado em São Paulo, pela Palestina

Dia: 8 de agosto, às 17h30

Local: Vão do MASP

Caminhada até a Praça Roosevelt (Centro de SP)

 

Dia Mundial de Fúria, por Gaza

Dia: 9 de agosto

Durante o dia todo, a partir da Palestina

Ações nas redes e ruas