Biblioteca Mário de Andrade exibirá curtas do concurso de cinema “Os Árabes e a 25 de Março”

Sex, 28/11/2014 - 14:55
Publicado em:
A Biblioteca Mário de Andrade será um dos espaços exibidores do concurso de cinema “Os árabes e a 25 de Março”, iniciativa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com o ICArabe que premiará curtas-metragens sobre histórias da rua símbolo da imigração árabe no Brasil. 

O espaço promoverá as exibições dos filmes que concorrerão na categoria “Prêmio Júri Popular”. Para Luiz Armando Bagolin, diretor da Biblioteca, que foi parceira da 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, o festival é de extrema relevância. “A 25 de Março é um patrimônio cultural imaterial para a cidade de São Paulo”.

De acordo com Bagolin, a Biblioteca, desde sua origem, sempre deu atenção tanto para a cultura erudita como para a cultura popular, contemplando os diferentes cenários da cidade. “A nossa preocupação é abrir a Biblioteca para a maior diversidade possível de eventos culturais”, ressalta. “E, principalmente, representar todos aqueles povos e comunidades que são responsáveis pela formação social, racial, religiosa e política de São Paulo”.

É importante, afirma Bagolin, reconhecer a existência destas histórias, das memórias depositadas na 25 de Março e fazer esse resgate. Além disso, diz, para Biblioteca Mario de Andrade é especialmente significativo acolher o Júri Popular. “Somos um dos mais antigos e tradicionais equipamentos culturais do centro da cidade de São Paulo”, pontua, acrescentando que a instituição é receptiva à possibilidade de abrir seu espaço para a exibição dos filmes após o anúncio dos vencedores. “Seria uma honra exibi-los, assim que estiverem materialmente construídos.”

As inscrições de curtas vão até 5 de janeiro de 2015. Para saber mais sobre o concurso “Os Árabes e a 25 de Março”, acesse aqui