ICArabe encerra apresentações do Diwan, sarau de arte árabe, no SESC Itaquera
Sob a coordenação da bailarina e professora de danças árabes, Marcia Dib, participaram do evento William Bordokan, um dos melhores percussionistas árabes do Brasil, e o grupo Mabruk! Companhia de Danças Folclóricas Árabes. “Fizemos um roteiro pelos diversos modos de vida dos árabes, contando seus costumes, suas músicas e danças. Foi muito gratificante para o grupo mostrar a diversidade e riqueza da cultura árabe”, disse Marcia.
Ela ressaltou o significado do evento e a participação dos espectadores, que fizeram perguntas, demonstrando interesse em conhecer melhor o Mundo Árabe. “É importante que haja muitas iniciativas como esta, que leve ao público em geral informações sobre a cultura árabe de maneira lúdica e, ao mesmo tempo, consistente.”
Ao todo, foram seis apresentações do Diwan - as outras cinco para o público exclusivo dos pontos de atendimento do BiblioSesc Itaquera, programa que leva bibliotecas circulantes para bairros da Grande São Paulo, e direcionadas a crianças e adolescentes de 7 a 12 anos de idade.
O Diwan é um projeto do ICArabe que reúne poesia, música e dança árabe com o objetivo de recuperar a tradição poética e performática, criada e cultivada pelos árabes desde tempos anteriores ao Islã, quando tinha a função vital de preservar a língua, guardar saberes e tradições, transmitir a história e fortalecer a identidade coletiva das tribos e clãs.
Veja mais imagens do evento em nossa página do Facebook