São Paulo terá campanha para acolher imigrantes

Seg, 24/06/2019 - 07:36
Publicado em:

 O estado de São Paulo terá uma campanha para conscientizar a população sobre o acolhimento ao imigrante e o combate à xenofobia, que é o preconceito contra o estrangeiro. A campanha será lançada na próxima terça-feira (25) com o nome “Imigrante, São Paulo te Acolhe”, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, na capital paulista.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, a iniciativa prevê mensagens sobre o tema em redes sociais e pontos estratégicos como metrô, rodoviárias e aeroportos, e apresentará os serviços disponíveis na secretaria para atendimento a imigrantes e refugiados.

De acordo com números divulgados pela secretaria, com base em dados da Polícia Federal, vivem no estado de São Paulo 538 mil imigrantes, de um total de 1,19 milhão no Brasil todo. Entre os que vivem na condição de refugiados no País há venezuelanos, haitianos, angolanos, senegaleses, sírios, cubanos, entre outros.

Já existem no estado e cidade de São Paulo várias iniciativas para acolher os estrangeiros e garantir sua proteção. Uma delas é o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria da Justiça, que coordena as atividades do Comitê Estadual para Refugiados, e centraliza denúncias de maus tratos, xenofobia, tráfico de pessoas, trabalho escravo e outras violações.

O CIC do Imigrante, ligado à secretaria, oferece 25 tipos de serviços aos imigrantes,  como elaboração de currículo, orientações para acesso à educação, à saúde e ao trabalho formal, regularização da condição migratória, cursos de português e cursos profissionalizantes, entre outros, alguns destes oferecidos por meio de parcerias.

No lançamento da campanha, previsto para 10 horas, serão oferecidos exames de hipertensão arterial, diabetes e oftalmológicos com doação de óculos de grau, além de procedimentos estéticos e cortes de cabelo, entre outros. Também a Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho (CERT) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferecerá serviços de intermediação de mão de obra com a participação de duas empresas que selecionarão candidatos a vagas de emprego.

ba