Santos FC e Acnur firmam parceria para inclusão de pessoas refugiadas em iniciativas esportivas

Qui, 23/01/2020 - 14:56
Publicado em:

 

A partir de fevereiro, as crianças refugiadas já poderão ser inscritas nas 60 escolas de futebol franquiadas, em 13 unidades da federação.

O Santos FC e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) firmaram um termo de cooperação que prevê o apoio do Acnur para a capacitação dos profissionais do Clube e a indicação de pessoas refugiadas para atividades de inclusão social, como o acesso de crianças refugiadas às escolas de futebol oficial do Santos FC em todo o Brasil, assim como a promoção do tema do refúgio em campanhas conjuntas de comunicação.

Representantes do Acnur e do Santos FC asseguraram que o compromisso assumido ultrapassa as iniciativas dentro de campo de futebol, ampliando o conhecimento e o alcance de mensagens sobre o tema dos refugiados.

"Como marca reconhecida mundialmente, o Santos Futebol Clube tem responsabilidade social com questões que envolvam não somente o Brasil, mas também o exterior. É preciso olhar com serenidade e sensibilidade para as histórias de vida de pessoas refugiadas. Queremos aproveitar nossa condição de O Maior Brasileiro do Mundo para, em parceria com o Acnur, abrir as portas de nosso país para estas pessoas, para que se sintam acolhidas e A partir de fevereiro, as crianças refugiadas já poderão ser inscritas nas 60 escolas de futebol franquiadas, em 13 unidades da federação.respeitadas", disse José Carlos Peres, presidente do Clube.

“O ACNUR enxerga o esporte como uma ferramenta fundamental de desenvolvimento pessoal e integração social, reforçado pela convivência e espírito de coletividade entre seus participantes. Tendo um importante clube como o Santos como parceiro estratégico para a implementação de iniciativas de inclusão e comunicação, novas pessoas se sensibilizarão para que os refugiados possam ser bem acolhidos em nosso país”, afirmou Jose Egas, Representante do Acnur no Brasil.

Como pontapé inicial da parceira, 11 crianças refugiadas de diferentes nacionalidades entrarão em campo com os jogadores na partida contra o Red Bull Bragantino, quinta-feira (23), às 19h15, Vila Belmiro, no primeiro jogo da equipe pelo Campeonato Paulista de Futebol 2020. Após a entrada em campo, as crianças acompanharão os jogos das arquibancadas com seus pais, proposta que será mantida ao longo do ano.

Fonte: ACNUR Brasil