Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa: filme libanês inédito “1982” estreia na plataforma digital do Sesc em 14 de setembro

Ter, 08/09/2020 - 23:07
Publicado em:

 

A Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa estreará o filme inédito”1982” de Oualid Mouaness, com a atriz Nadine Labaki, em 14 de setembro na plataforma digital do Sesc (sescsp.org.br/cinemaemcasa).

A Mostra vem sendo promovida desde 28 de agosto também na plataforma mundoarabe2020.icarabe.org .

 Confira as informações sobre o filme:

1982

Ano: 2019

Duração: 100 minutos

Idiomas: Árabe e Inglês

Gênero:

Direção: Oualid Mouaness

Produção: Oualid Mouaness, Alix Madigan-Yorkin, Georges Schoucair, Myriam Sassine, Christopher Tricarico

Elenco: Nadine Labaki, Mohamad Dalli, Rodrigue Sleiman, Aliya Khalidi, Ghassan Maalouf, Gia Madi, Lelya Harkous, Said Serhan, Zeina Saab de Melero, Joseph Azoury

Países: Líbano, Estados Unidos, Noruega e Qatar 

Toronto International Film Festival 2019

World Première, Discovery Programme

Informações IMDB https://www.imdb.com/title/tt7725384/mediaviewer/rm2621347329

Sinopse

A grande força de 1982 é o retrato de uma linha imaginária de demarcação entre dois mundos (o mundo adulto e o das crianças): uma fronteira que separa aqueles que conhecem a verdade daqueles que alegremente desconhecem a gravidade da situação; uma linha traçada por adultos na tentativa de proteger os jovens. Por um lado, representando o mundo infantil, temos Wissam, enquanto a porta-voz do universo adulto é a sua professora, notavelmente encarnada pela cineasta e atriz libanesa Nadine Labaki (Cafarnaum, Para Onde Vamos Agora?, Caramelo). Apesar do espírito político e anti-guerra de 1982, este não é um thriller de conflito militar. 1982 é um hino à inocência da infância, defendendo a maneira inesperada como esta se manifesta durante um dos momentos mais terríveis da história do Líbano.

Sobre o Diretor

Oualid Mouaness nasceu de pais libaneses expatriados em Monróvia, Libéria. Ele cresceu entre dois países: Líbano e Libéria. Ele é americano-libanês. Seu curta-metragem “O Rifle, The Jackal, The Wolf And The Boy” foi selecionado para o Oscar em 2017. Ele se tornou um Sundance Screenwriting Fellow com a seleção de ‘1982’ para seu laboratório de cineastas no Oriente Médio. Depois de se formar com um MFA em Cinema pela Florida State University, Mouaness se mudou para Los Angeles onde começou a trabalhar como roteirista. 1982, seu primeiro longa como diretor, levou oito anos de realização. Como bolsista do Sundance Lab e roteirista, Mouaness ganhou apoio internacional do Doha Film Institute, Sørfond, The Boghossian Foundation, Organization Internationale De La Francophonie, The Lebanese Cinema Foundation, IFP e Sundance Institute.

 

Serviço:

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Onde: online

28 de agosto a 13 de setembro

Plataforma da Mostra: mundoarabe2020.icarabe.org

31 de agosto a 27 de setembro

Plataforma digital do Sesc:  sescsp.org.br/cinemaemcasa

Mais informações: www.icarabe.org

Quanto: acesso gratuito

Realização: Instituto da cultura Árabe

CorrealizaçãoSesc São Paulo

Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Apoio: Instituto do Sono e Fambras – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

 1982