Curso ICArabe: aula com Marcia Dib discute a influência da música sobre os seres humanos

Sex, 07/05/2021 - 02:46
Publicado em:


O Instituto da Cultura Árabe - ICArabe promoveu, nesta quinta-feira, 06 de maio, a décima aula do curso “As Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica”, que foi ministrada pela Profa. Ms. Marcia Dib. O tema foi “Música Árabe - Ta'thir: a influência da música sobre os seres humanos”.
 

Com apresentação de Natália Calfat, diretora cultural do ICArabe, a aula foi moderada por  Silvia Antibas, diretora cultural Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que apoia o curso juntamente com a Casa Árabe e o Instituto do Sono.

Na abertura da aula, Silvia Antibas agradeceu o convite para mediar o evento e ressaltou que a diretoria da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira valoriza projetos culturais como os do ICArabe.

"A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira embora seja uma câmara de negócios, é uma câmara que sempre apoiou a área cultural, pois é uma forma de integrar os povos. É um orgulho para mim estar aqui”, disse. “O tema me interessa muito pessoalmente.  Faço pesquisa na área da música e influência dos brasileiros. A professora Márcia Dib dispensa apresentação, pois é uma mestre no assunto", enfatizou Silvia Antibas.

Durante sua apresentação, Márcia Dib frisou que "a música árabe é maravilhosa!”, lembrando que quando esteve na Síria, resolveu estudar e se aprofundar sobre o tema. “O material teórico que reuni me auxiliou no processo para escrever o livro ‘Música Árabe - Expressividade e Sutileza’”, contou. “Estou contente porque o público gostou da minha aula, caso tenham alguma dúvida podem me procurar nas redes sociais", disse a professora.

Os interessados em adquirir o livro de Marcia Dib podem entrar em contato com a professora pelo e-mail: marciadib@hotmail.com

Para assistir à aula completa, clique aqui:

 

Assista às aulas já realizadas:

Para assistir à primeira aula do curso, com o presidente do ICArabe, Murched Taha, clique aqui.

Para assistir à segunda aula do curso, com a Profª Dra. Soraya Smaili, reitora da UNIFESP,  clique aqui

Para assistir à terceira aula do curso, com a Profª Anaíse R. Andrade Shigue, professora da UNIFESP, clique aqui.

Para assistir à quarta aula do curso, com a Profª Dra. Lygia Ferreira Rocco (USP), clique aqui.

Para assistir à quinta aula do curso, com Angela Martins, CEO do First Anu Dhabi Bank, clique aqui.

Para assistir à sexta aula do curso, com o Prof.Dr. Ivã Gurgel (IF/USP), clique aqui 

Para assistir à sétima aula do curso , com o Prof. Dr. João Baptista Vargens (UFRJ), clique aqui

Para assistir à oitava aula do curso, com o Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar (UNIFESP),  clique aqui

Para assistir à nova aula do curso, com o Prof.Dr. Salem Nasser (FGV), clique aqui

https://youtu.be/NtRCxmDM-FY

 

Aula 11:

A próxima aula será ministrada pelo Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche (USP) e abordará o tema “As mil e uma noites", no dia 13 de maio, quinta-feira, às 19h.

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

Sobre o curso:

São 21 aulas, uma por semana, cada qual com um tema específico e um professor diferente. O curso contará com a participação de renomados especialistas atuando nas maiores universidades e instituições do país.

O curso terá palestras virtuais seguidas de debate, sempre às quintas-feiras, às 19h. As aulas acontecerão ao longo de todo o primeiro semestre até o mês de julho. As aulas serão separadas por blocos temáticos.

Serão emitidos certificados de participação por bloco temático ou para o curso completo, somente para quem tiver frequência mínima de 75%. Para isto, o participante precisa acompanhar pelo zoom. Os certificados terão preços especiais para sócios (R$ 10,00) e R$ 35,00 para não sócios.