Prêmio Unesco-Sharjah de Cultura Árabe abre inscrições

sex, 28/05/2021 - 01:28
Publicado em:

 

Premiação reconhece personalidades, grupos e instituições que trabalham pela divulgação da cultura árabe. Candidatos precisam ser indicados por terceiros. Prazo de envio de inscrição é 30 de julho.

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está com inscrições abertas para indicações de candidatos ao Prêmio UNESCO-Sharjah para a Cultura Árabe. Concedido desde 2001, o prêmio foi instituído em colaboração com o governo de Sharjah, uma das sete regiões dos Emirados Árabes Unidos, e já está em sua 18ª edição. No ano passado, a historiadora brasileira Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, foi uma das contempladas com o prêmio. Na foto acima, a cerimônia de entrega do prêmio em 2018, em Paris.

Leia mais: Diretora cultural da Câmara Árabe recebe prêmio da Unesco

O prêmio cumpre a missão fundamental da organização de promover o diálogo intercultural, recompensando contribuições significativas feitas por personalidades, grupos ou instituições para o desenvolvimento, conscientização e divulgação da cultura árabe por meio de trabalho artístico, intelectual ou promocional que aprimore o entendimento mútuo. Os candidatos devem ter conquistado reputação internacional por meio de ações meritórias e de longo prazo.

As indicações de candidatos  podem ser feitas por governos de países membros da Unesco, organizações não governamentais e fundações que têm parcerias oficiais com o organismo e atuam em área correlata ao prêmio, além de pessoas já premiadas pelo Unesco-Sharjah, personalidades ilustres, pessoas e organizações da sociedade civil que trabalhem com cultura árabe, promoção da paz e do diálogo intercultural. Auto indicações não podem ser feitas.

O prazo para apresentação de candidaturas é até 30 de julho de 2021 à meia-noite (GMT +2). O prêmio é de US$ 60 mil, dividido igualmente entre os dois vencedores selecionados por recomendação de um júri internacional, que será criado para esse fim. Para fazer a indicação é necessário enviar um e-mail para a secretaria do prêmio, prix.sharjah@unesco.org com o nome e endereço de e-mail da pessoa nomeada. A secretaria do prêmio enviará todas as informações necessárias para a pessoa indicada. Todo o processo de candidatura é feito online.

Mais informações sobre o Prêmio Unesco-Sharjah no site da organização.