Arábia Saudita abre inscrições para residência artística

Qua, 12/01/2022 - 18:19
Publicado em:

 

O Ministério da Cultura saudita anunciou nesta segunda-feira (20) o lançamento da segunda edição do “Programa de Residência Artística Al Balad”.  O programa é voltado para artes visuais e acontecerá em um bairro histórico de Jeddah, uma das principais cidades do país do Golfo. As inscrições estão abertas de 20 de dezembro de 2021 até 10 de janeiro de 2022. Os interessados devem se candidatar por meio deste linkNa foto acima, colunas coloridas de arte moderna na Arábia Saudita.

O projeto acontece no âmbito da iniciativa “Art Residency”, e é patrocinado pelo Programa de Qualidade de Vida incluído na Visão 2030, projeto de desenvolvimento e diversificação econômica da Arábia Saudita. O processo seletivo será feito por uma comissão composta por especialistas na área das artes visuais. O programa terá início em 2022 e inclui quatro ciclos de residência, cada um com seis semanas de duração.

Saiba mais sobre:

O primeiro ciclo acontecerá de 3 de março a 14 de abril; o segundo de 15 de maio a 23 de junho; o terceiro de 21 de julho a 1º de setembro; o último ciclo vai de 18 de setembro a 30 de outubro. Cada um desses períodos terá seis residentes da Arábia Saudita e três residentes internacionais.

O programa é destinado a artistas emergentes, com carreira locais ou internacionais, curadores, escritores que atuem no campo das artes visuais. A ideia é criar um modelo de intercâmbio colaborativo entre os artistas contemplados.

Junto com o espaço do estúdio, a organização da residência cobre gastos de subsistência, acomodação em um apartamento compartilhado e despesas de viagem. Além disso, os artistas podem se candidatar a uma bolsa para cobrir custos com materiais de arte e outros valores ao seu projeto.

As inscrições precisam incluir dados sobre as experiências profissionais anteriores, interesses e práticas criativas. Os profissionais também devem declarar a motivação para se candidatarem ao programa.

As residências vão acontecer no edifício histórico Rubat Al Khunji, no coração do bairro antigo de Jeddah. O edifício foi construído em 1813, é reconhecido como um dos edifícios históricos do Reino da Arábia Saudita. Depois que o Ministério da Cultura local reformou o prédio ele passou, recentemente, a sediar diversos eventos culturais.