Livro sobre o Sudão ganha nova edição em formato de e-book

Sex, 17/03/2023 - 11:06

A Editora Unifesp lançou uma segunda edição de livro ‘Religião e Tensões coloniais no Sudão: a experiência de Dom Comboni na África e dos Combonianos no Brasil’. A autoria é da professora Patrícia Teixeira Santos.

A Editora Unifesp está lançando uma nova edição de obra que conta uma parte da história do Sudão. Sob o novo título de ‘Religião e Tensões coloniais no Sudão: a experiência de Dom Comboni na África e dos Combonianos no Brasil’, o livro em português traz o texto que foi produzido como mestrado da professora Patrícia Teixeira SantosNa foto acima, vista da capital do Sudão, Cartum.

O livro completou 20 anos desde seu lançamento e ganha, agora, uma versão em e-book. “Ver o livro ser publicado em e-book com as atualizações é uma oportunidade de compartilhar esse estudo, em português, que foi tão importante e pioneiro no Brasil sobre história do Sudão e do catolicismo nessa parte do continente, para um público bem mais amplo e de forma acessível”, afirmou ela à ANBA.

O país do Norte da África é tema de estudo de Santos desde 1997.  “Essa obra foi resultado do meu mestrado defendido no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense em 2000. O trabalho era centrado na trajetória do antigo vigário apostólico da África Central, Antônio Danielle Comboni e suas descrições sobre o Sudão, a diversidade populacional e os embates coloniais. E a segunda parte retrata o redirecionamento da congregação dos missionários Combonianos do Coração de Jesus para o Brasil e para a atenção às situações de discriminação que ocorriam com a população afrodescendente”, contou a autora.

Para a professora, o novo título expressa mais o tema pesquisado. A obra passou também por revisão e atualização, tem novo prefácio e um capítulo onde Santos traça a trajetória do livro nos Estudos Africanos e do catolicismo na África e na América Latina. A capa é a reprodução da tela da artista Eliane Nunes. O e-book já está à venda pelo Google Scholar e brevemente pelo Amazon Prime.