Palestina rebatiza estádio em homenagem a Pelé

Sex, 12/05/2023 - 10:21
Cerimônia acontecerá na presença do presidente da Fifa, no dia 14 de maio. O estádio passará, agora, a se chamar Pelé International Stadium Al-Khader. Local fica próximo a Belém.

 

A Palestina vai rebatizar um estádio de futebol com o nome do brasileiro Pelé, que faleceu no final do ano passado e tinha a alcunha de Rei do Futebol. A iniciativa partiu do ministro da Juventude e Esportes do país árabe, Jibril Rajoub. Ele também é presidente do Comitê Olímpico Palestino.

O antigo Al-Khader Stadium, fica na cidade de mesmo nome, localizada a cerca de apenas cinco quilômetros de Belém. O estádio passará, agora, a se chamar Pelé International Stadium Al-Khader.

Em entrevista à ANBA, o embaixador Alessandro Candeas, chefe do escritório de Representação do Brasil em Ramallah, explicou que a ideia de homenagear o jogador surgiu ainda em 2022. “Na Copa [de 2022], assistimos todos os jogos com a comunidade brasileira e o ministro participava. Quando Pelé faleceu, nós abrimos um livro de condolências na Embaixada. Rajoub foi um dos que visitaram para assinar e ele já tinha isso [batizar um estádio como Pelé] em mente”, contou Candeas.

A cerimônia de inauguração com o novo nome será no dia 14 de maio. O momento foi escolhido para coincidir com a visita do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino. “Haverá a solenidade e, logo em seguida, um jogo amistoso entre as seleções olímpicas da Palestina e da Jordânia. Uma pequena caravana da comunidade brasileira que vive na Palestina está se organizando para assistir e também vão estar presentes outras autoridades”, disse o embaixador. Hoje, são cerca de 6 mil brasileiros que moram no país do Oriente Médio.

Rei do futebol

Edson Arantes do Nascimento, nome de batismo de Pelé, foi o maior nome do futebol brasileiro. O ex-jogador morreu aos 82 anos, em São Paulo. Antes disso, porém, Pelé foi homenageado durante a Copa do Mundo do Catar, quando dois edifícios foram iluminados com imagens do tricampeão brasileiro.

Recentemente, a palavra ‘Pelé’ também se tornou verbete no dicionário Michaelis. A definição do termo passou a ser “Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé”.

Cooperação

A cooperação em esporte e, especialmente, no futebol entre Brasil e Palestina é uma demanda que já vem sendo levada pelo ministro palestino ao embaixador do Brasil no país. “A ideia seria que o Brasil ajudasse a Palestina a profissionalizar o esporte aqui. Sabemos da importância do futebol, e ainda mais para a juventude do país”, afirmou o diplomata. Segundo Candeas, o objetivo é que a parceria se estabeleça tanto na categoria feminina quanto na masculina.