O uso do véu sob o olhar de Muna Zeyn
A segunda aula do Curso Panorama da Cultura Árabe II, que ocorre entre 15 de outubro e 26 de novembro, será ministrada por Muna Zeyn e traz como tema O véu: com que roupa “ela vai”? A professora é presidente do Comitê Nacional Multipartidário das Mulheres, apresentadora dos programas Palavra de Mulher da Rádio USP e da Alltv Mulher, além de integrante do Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo.
Segundo Muna, o uso do véu ainda precisa ser bastante discutido pois vem carregado de muito preconceito em relação aos povos árabes e à mulher. “Há uma campanha internacional para desqualificar tudo o que vem do mundo árabe. Além disto, não está sendo considerado o que pensa a mulher que usa este acessório em sua vestimenta”, afirma.
Na aula, a professora irá desvendar a condição secundária e de submissão em que a mulher vem sendo colocada simplesmente pela opção de usar o véu. Para Muna, é inaceitável associar a mulher a uma posição subalterna porque ela utiliza um acessório. “Não é porque visto mini-saia que sou uma depravada. Da mesma forma, não podemos classificar uma mulher de submissa porque ela usa um véu. Não é o meu vestuário que determina se eu sou cidadã”, defende.
A exposição de Muna é baseada em depoimentos e histórias de mulheres brasileiras e orientais que encontrou ao longo de sua vida e militância em movimentos feministas. Ela lembra que o uso do véu em função da religião está baseado razões diferentes, seguindo uma outra linha de argumentação, e que não será abordado em sua aula.