Uma em cada três crianças sírias nasceu no período da guerra, aponta relatório do Unicef

Seg, 27/11/2017 - 14:58
Publicado em:

 

Documento mostra que 3,7 milhões de crianças tiveram suas vidas marcadas pela violência, medo e deslocamentos nos últimos cinco anos; agência da ONU diz ainda que mais de 80% dos menores de idade foram afetados pelo conflito que começou em 2011.

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertou que 3,7 milhões de crianças sírias, o equivalente a uma em cada três, nasceram durante o período da guerra na Síria, que começou em 15 de março de 2011.

No momento em que o conflito completa cinco anos, a agência da ONU divulgou um relatório dizendo que 8,4 milhões de crianças, mais de 80% da população infantil do país, foram afetadas pela crise, dentro ou fora do país.

Medidas

Segundo o Unicef, esses menores de idade tiveram suas vidas marcadas por violência, medo e deslocamentos. O documento diz ainda que 151 mil crianças nasceram como refugiadas nesses últimos cinco anos.

O relatório pede à comunidade internacional que adote cinco medidas para proteger a atual geração de crianças.

Em primeiro lugar, devem acabar as violações contra os direitos das crianças. Os lados em conflito devem suspender os cercos e permitir o acesso à ajuda humanitária.

Neste ano, os países devem garantir US$ 1,4 bilhão, o equivalente a mais de R$ 5 bilhões, para a educação desse grupo. O Unicef recebeu apenas 6% do dinheiro necessário para cobrir as operações para salvar crianças tanto na Síria como nos países vizinhos em 2016.

A agência da ONU quer também restaurar a dignidade e fortalecer o bem-estar dessas crianças.

Violência

O diretor regional do Fundo para o Oriente Médio e norte da África, Peter Salama, declarou que "na Síria, a violência se tornou uma coisa comum nas residências, escolas, hospitais, clínicas, praças e locais onde são realizados cultos".

Salama disse que "quase sete milhões de crianças sírias vivem na pobreza". O relatório verificou 1,5 mil violações graves contra os menores de idade no ano passado.

Mais de 60% desses casos foram assassinatos e mutilações devido a explosões de bombas em áreas de população civil. Mais de um terço dessas crianças morreu a caminho ou dentro da escola.

Nos países vizinhos da Síria, o número de refugiados é quase 10 vezes mais alto do que em 2012, sendo que metade desse total é de crianças. O Unicef mostrou ainda que 15 mil crianças desacompanhadas ou separadas da família atravessaram a fronteira da Síria.

Fonte: Rádio ONU