Ato em São Paulo neste sábado por cessar fogo imediato em Gaza
Neste dia 13 de janeiro, sábado, acontece na capital paulista mais um ato por cessar fogo imediato em Gaza. A manifestação terá início às 14h30, com concentração no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e caminhada até a Praça Roosevelt.
Setenta e três cidades em todo o mundo se somam neste dia 13 de janeiro, sábado, ao chamado global por cessar fogo imediato e definitivo na faixa de Gaza. São Paulo é uma delas, com início do ato às 14h30, em frente ao Masp, e caminhada até a Praça Roosevelt.
O ato unificado tem na organização a Frente em Defesa do Povo Palestino, centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, populares, da juventude, partidos políticos, entidades de defesa dos direitos humanos, da comunidade árabe-palestina e muçulmana e de judeus antissionistas, entre outras.
Já são mais de 23 mil palestinos mortos em quase 100 dias de brutal ofensiva israelense a Gaza, além de 8 mil desaparecidos sob os escombros. A maioria é criança. Oitenta por cento da população de Gaza foi obrigada a se deslocar de suas casas. A crise humanitária é dramática.
A África do Sul entrou com ação junto à Corte Internacional de Justiça (CIJ). Em sua petição de 84 páginas, evidencia o caráter genocida dos atos de Israel, em violação à Convenção para Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.
Na apresentação do caso à Corte, em 11 de janeiro, o time de advogados pela África do Sul trouxe informações, imagens e vídeos reveladores da intenção de destruir os palestinos em Gaza, o que está caracterizado na Convenção como genocídio.
A Frente em Defesa do Povo Palestino enviou pedido ao governo brasileiro de apoio à ação da África do Sul e envio de Declaração de Intervenção nesse sentido à CIJ. O Brasil ratificou esse apoio em nota à imprensa, no último dia 10. A expectativa é que, a partir de então, realize declaração na CIJ e rompa os acordos e relações com o Estado de Israel.
O ato deste sábado em São Paulo trará essa demanda, na luta por justiça, por uma Palestina livre de apartheid, colonização, ocupação militar e genocídio.
Serviço:
Ato pela Palestina – Cessar fogo já! Fim do genocídio em Gaza!
13 de janeiro de 2024
14h30 no MASP (concentração) e caminhada até a Praça Roosevelt
Mais informações: