Brasil apoiará pleito palestino na OMC
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério de Relações Exteriores, ao ser informado por Odeh sobre o pleito do seu país, o ministro saudou a iniciativa e indicou que o Brasil está pronto a apoiar a Palestina nesse processo. A Organização das Nações Unidas (ONU) já reconheceu os territórios palestinos, em 2012, como estado não-membro, com status político de observador. Agora o país vai pleitear também o status de observador na OMC.
No encontro desta quarta-feira, o ministro Mauro Vieira e a ministra Odeh também conversaram sobre as boas perspectivas do relacionamento entre o Brasil e a Palestina. De acordo com informações do Itamaraty, eles destacaram as possibilidades de cooperação bilateral nas áreas de comércio e investimentos, educação, além de ciências e tecnologia.
Eles também recordaram o acordo de livre comércio assinado entre o Mercosul e a Palestina, que poderá gerar novas oportunidades de negócios. As duas regiões firmaram o tratado em dezembro de 2011 em Montevidéu, no Uruguai.
O chanceler brasileiro falou na sessão de abertura da reunião da OMC na terça-feira e criticou a falta de conclusão para as negociações da Rodada Doha, após 14 anos de negociação. “Para os países em desenvolvimento, a Rodada de Doha tem sido uma coleção de promessas incumpridas”, disse ele. Ele destacou os esforços do Brasil e do G-20 para avanço da rodada e afirmou que há uma "assimetria indefensável" entre produtos industriais e agrícolas no acesso a mercados.