Embaixador do povo saarauí fala na USP sobre a situação do Saara Ocidental
Foi assim que Mohamed Laaroussi, embaixador da RASD (República Árabe Saharauí Democrática), descreveu em palestra na USP (Universidade de São Paulo) na última quinta-feira (11), a situação do povo saarauí, que desde 1975 vive isolado devido ao conflito militar entre Marrocos e a república.
A região do Saara Ocidental é disputada pelo Reino de Marrocos e a Frente Polisário desde a década de 60. Na mesma época, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a Declaração sobre a Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais, que estimulou o descolonialismo da África. Entretanto, o domínio ainda persiste.
Laaroussi criticou o apoio internacional que o reino marroquino recebe para manter o domínio do Saara Ocidental. “Não se pode manter sem apoio financeiro, armamentício e político”.
O povo saarauí pede a realização de um referendo pela independência da região ao governo de Marrocos, o que até agora ainda não ocorreu.
O embaixador também falou sobre a ideia de liberdade entre o povo saarauí. “Suas mulheres têm os maiores índices de liberdade no Mundo Árabe. É uma sociedade de pluripartidarismo e de caráter progressista, 37% do parlamento é composto por mulheres, número acima da cota da União Africana”.
Ainda foi lembrado o fato de o Brasil, a Argentina e o Chile serem os únicos países da América Latina que não reconhecem a RASD. Em entrevista ao site do ICArabe após a palestra, Laaroussi disse que acredita que o reconhecimento é uma “questão de tempo”. “A República Saharauí existe há 40 anos e cada vez há mais países que estabelecem relações diplomáticas com essa república”, afirmou. “É uma situação clara de um direito à autodeterminação. É uma tendência que está nos países da América Latina e o Brasil busca ocupar um lugar de vanguarda.”
Segundo ele, atualmente a república aguarda um posicionamento do governo brasileiro.
Leia também: Artistas arrecadam fundos para se apresentar a refugiados no deserto do Saara
http://www.icarabe.org/noticias/artistas-arrecadam-fundos-para-se-apresentar-a-refugiados-no
A batalha pelo Saara Ocidental: a questão da descolonização
http://www.icarabe.org/noticias/a-batalha-pelo-saara-ocidental-a-questao-da-descolonizacao