Veja abaixo todos os projetos e ações realizados pelo Instituto da Cultura Árabe entre outras atividades que contaram com a colaboração da entidade:

2016

1.    ICArabe promove a 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em parceria com o Sesc-SP, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, com programação de mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público, como debates com convidados nacionais e internacionais. Agosto.  

2.    Realização do Ciclo de Conversas sobre a Cultura Árabe e Islâmica, em parceria com a Livraria Martins Fontes, com entrada aberta ao público:
•    De Sykes-Picot aos nossos dias – as fronteiras no Oriente Médio - Salem Nasser
•    O pavão, a rosa e a trama – A tapeçaria persa - Plínio Freire
•    Ficção, Memória e História - Milton Hatoum
•    Poesia Árabe e suas traduções no Brasil - Michel Sleiman
•    Mulheres árabes como “Odaliscas”: uma imagem construída pelos ocidentais - Marcia Dib
•    O véu e o conflito da visibilidade - Plinio Freire
•    Cinema Árabe na atualidade - Geraldo Adriano Campos
•    Desafios de correspondentes em zonas de guerra: coberturas no Oriente Médio - Samy Adghirni
•    A estação final do "processo de paz" na Palestina: o debate sobre 1 ou 2 Estados - Arturo Hartmann
•    Um novo modo de fazer a guerra: A economia política do terrorismo e do contra-terrorismo - Reginaldo Nasser
•    As raízes dos conflitos no Oriente Médio - Igor Fuser

3.    Curso “Pérsia Antiga”, com Plínio Freire Gomes. Realização do Núcleo de Cursos, 08 a 29 de junho (4 aulas), Auditório da Livraria Martins Fontes, São Paulo.

4.    Curso “Música Árabe: Expressividade e Sutileza”, com Márcia Dib. Realização do Núcleo de Cursos, 06 a 27 de setembro (4 aulas), Auditório da Livraria Martins Fontes, São Paulo.

2015

 

1.    ICArabe, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e com apoio do Grupo Bandeirantes promovem o Concurso de Cinema “Os Árabes e a 25 de Março”.

2.    ICArabe apoia a exposição fotográfica inédita no Brasil “Uma longa jornada”, organizada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). O presidente do Instituto, Salem Nasser, foi um dos debatedores da mesa redonda de abertura, “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”.

3.    ICArabe promove Diwan, encontro de arte árabe com contação de histórias, música ao vivo e danças folclóricas, no SESC Itaquera. A iniciativa foi realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o SESC, sob a coordenação da bailarina e professora de danças árabes, Marcia Dib.

4.    ICArabe apoia debate de encerramento da exposição “Uma Longa Jornada”, sobre refugiados da Palestina, no Centro Cultural São Paulo, com participação do então diretor cultural do Instituto, Geraldo Adriano Godoy de Campos.

5.    O presidente do ICArabe, Salem Nasser, realiza a palestra “Direito Islâmico” no Supremo Tribunal Federal, no projeto “Sexta com Excelência”.

6.    ICArabe promove a 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em parceria com o Sesc-SP, o Sesc-Glória (ES), o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Esta edição foi a maior já realizada, com uma programação de mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público, como debates com convidados nacionais e internacionais e encontros musicais em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. A mostra ocorreu de 12 de agosto a 20 de setembro.

7.    ICArabe apoia campanha da ONU, realizada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) no Brasil pela educação de crianças em Gaza.

8.    A exposição fotográfica “Uma Longa Jornada”, promovida pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) com apoio do ICArabe, chega ao Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro.

9.    ICArabe participa de evento da Cátedra Edward Said (o diretor de Comunicação do Instituto, Arturo Hartmann, e o curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema, Geraldo Adriano Godoy de Campos) palestram no encontro “O Oriente que nos é Próximo: Viagens e Histórias de Ontem e de Hoje.

10.    ICArabe apoia campanha do Lar Sírio Pró-Infância para ajudar os refugiados e evento de distribuição de doações.

11.    Assembleia do ICArabe elege membros da Diretoria - José Farhat assume a presidência do Instituto em substituição a Salem Nasser.

12.    Participações de diversos Diretores do ICÁrabe em entrevistas e debates nas mídias impressas e televisivas (p.ex. Rádios Jovem Pan e CBN, Revista Brasileiros, Painel e Sem Fronteiras da Globonews, jornal A Folha de São Paulo, dentre outros), durante 2015.

2014

1.    Lançamento do logo comemorativo ao 10º aniversário de fundação do Icarabe.

2.    Apoio ao encontro “Arte, política e a Primavera Árabe” com o artista e educador egípcio Shady El Noshokaty, curador da Bienal de Veneza em 2011 e criador da Fundação ASCII de Arte Contemporânea, organizado por Demétrio Portugal e Jonaya de Castro, com participação do antropólogo Massimo Canevacci– Biblioteca Mário de Andrade – 28 de janeiro

3.    Projeto “Premiere ICÁrabe” em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, estreando com o filme “Nem sempre me vesti assim” da diretora Betty Martins – 03 de fevereiro

4.    Participação no Ciclo de Cinema Árabe no Rio de Janeiro, em parceria com o Cine Fértil (que promove o LAIFF - LatinArab International Film Festival) e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – de 25 a 28 de abril.

5.    Palestra de Salem Nasser a jornalistas da editoria de notícias internacionais do jornal Folha de São Paulo, sobre o Irã e Oriente Médio – Auditório da Folha- 29 de abril

6.    Lançamento do Concurso de Cinema “Os árabes e a 25 de março”, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira – 12 de maio

7.    Destaque no Portal G1, Nota de Repúdio ao sequestro de jovens mulheres na Nigéria – 15 de maio/14.

8.    Participação no Colóquio Internacional “Realidades e Perspectivas Socioculturais e Econômicas na América Latina: relações com o Líbano e o Oriente Médio” – Universidade Saint-Esprit de Kaslik, Líbano – 15 e 16 de maio

9.    Viagens ao Líbano, França (Festival de Cannes) e Argentina para estabelecimento de contatos e diversos e curadorias para a mostra de cinema. Maio e junho/14

10.    Apoio à criação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, criada em conjunto pela Unifesp e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) – 10 de junho/14.

11.    Parceria com a ECLA – Espaço Cultural Latino Americano para realização de sarau com a poetisa palestina Farah Chamma, 27 de junho.

12.    Participação no Ciclo de Cinema Árabe, na Feira Pan-Amazônica do Livro – Belém-PA – de 30 de maio a 08 de junho

13.    Recepção e organização de doações de livros em árabe e português, versando sobre poesia, história da coletividade sírio-libanesa, biografias e história do Oriente Médio e Povos Árabes.

14.    Lançamento da Cátedra Edward Said de Estudos Pós-Coloniais da UNIFESP, em parceria com a UNIFESP com a presença de Mariam Said e Prof. Saad Chedid – 22 e 23 de julho.

15.    Encontro “Um chamado por Gaza, o legado de Edward Said”, em parceria com o Movimento Palestina para Tod@s (Mopat) e Biblioteca Mário de Andrade, com a presença de Mariam Said – 24 de julho

16.    Visitas em companhia de Mariam Said e Prof. Saad Chedid ao Secretário de Cultura da cidade de São Paulo, ao Secretário de Cultura do Estado de São Paulo e à Sala São Paulo. Junho

17.    Realização da 9ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineSesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial da América Latina, Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo – de 13 de agosto a 16 de setembro, São Paulo

18.    Participação de Salem Nasser no debate “A Questão da Palestina: as relações Israel-Palestina e o papel da comunidade brasileira” – Biblioteca Mário de Andrade – 21 de agosto

19.    Debate no evento “Cinema Latino-Arabe”, com as participações de Diogo Faggiane, diretor do filme Bashar, Lucas Mandacaru, diretor do filme Dona Rosa, Betty Martins, diretora do filme Nem Sempre Me Vesti Assim, e com convidado especial Edgardo Bechara, do Cine Fértil (Buenos Aires), mediado por Geraldo Adriano Godoy de Campos – Memorial da América Latina – 22 de agosto

20.    Organização de apresentação musical na Sessão “Diálogos Árabes-Latinos” da 9ª Mostra, com Raouf Jemni, Claudio Kairouz e Junior Pita - Memorial da América Latina – 25 de agosto

21.    Visita em companhia de Elias Khoury, maior escritor do Líbano na atualidade, à Rua 25 de Março e Mercado Municipal – 28 de agosto

22.    Encontros com Samer Bisharat, ator do filme OMAR, com Marianne Khoury, diretora egípcia do filme Zelal – CCBB-SP, em 30 de agosto e na Biblioteca Mário de Andrade em 02 de setembro

23.    Debate sobre o tema “O campo como condição: o lugar dos refugiados na política contemporânea”, no CCBB-SP – 13 de setembro.

24.    Debate com Reginaldo Nasser e Arturo Hartmann, no encerramento da 9ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema – Centro Cultural São Paulo – 16 de setembro

25.    Participação na Campanha de Ajuda a Refugiados no Brasil, em parceria com o ADUS – Instituto de Reintegração do Refugiado, com apoio da Cátedra Sergio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Observatório do Terceiro Setor – setembro

26.    Palestra de Salem Nasser no lançamento do Instituto de Estudos Geopolíticos do Oriente Médio, cujo apoio é da Federação das Entidades Árabe Brasileiras (Fearab).

27.    Apoio cultural à equipe de produção da TV Globo, para a minissérie “Dois Irmãos”, baseada na obra de Milton Hatoum, por indicação de Mounir Maasri.

28.    Participação na 1ª Semana e Forum de Solidariedade ao Povo Palestino, 27 de novembro a 12 de dezembro.

29.    Palestras proferidas por Salem Nasser e Mohamed Habib, na 2ª edição do programa de aperfeiçoamento e atualização de diplomatas “O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado”, promovido pela FAMBRAS - Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Brasília, 01 a 05 de dezembro.

30.    Participações de diversos Diretores do ICÁrabe em entrevistas e debates nas mídias impressas e televisivas (p.ex. Rádios Jovem Pan e CBN, Revista Brasileiros, Painel e Sem Fronteiras da Globonews, jornal A Folha de São Paulo, dentre outros), durante 2014.

2013

1.    Curso “Orientalismo e seus reflexos no presente. Como o mundo aprendeu a olhar os árabes”. Espaço Câmara Árabe, São Paulo/SP, 21 de maio a 25 de junho.

2.    Realização da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, CineSesc e Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, de 15 a 01 de setembro e Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, de 04 a 16 de setembro.

3.    Encontro com o diretor Emad Burnat e Jibreel Burnat (protagonista) do filme “Cinco Câmeras Quebradas”, CineSesc, São Paulo, 18 de agosto.

4.    Pré-estreia nacional do filme “A Última Estação” do diretor brasileiro Márcio Curi e do roteirista Di Moretti, CineSesc, São Paulo, 19 de agosto.

5.    Encontros com o ator Nabil Asli, protagonista dos filmes “O Arrependido” e “Normal!”, CineSesc, São Paulo e CCBB – SP, 22 e 24 de agosto.

6.    Encontros com a diretora Hanan Abdalla do filme “À Sombra de um Homem”, CCBB – SP e CCBB – RJ, 31 de agosto e 04 de setembro.

7.    Participação de Geraldo Campos no júri do LatinArab International Film Festival (LAIFF), realizado pelo Cine Fértil, parceiro do ICArabe em Buenos Aires, Argentina, 1 a 11 de novembro.

8.    Palestras proferidas por Salem Nasser e Mohamed Habib, no programa de aperfeiçoamento e atualização de diplomatas “O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado”, promovido pela FAMBRAS - Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Brasília, 25 a 29 de novembro.

9.    Participação como palestrante de Salem H. Nasser, no evento A percepção do outro, uma reflexão do seminário “Diálogo das Civilizações”, coordenado e organizado pela artista plástica Denise Milan e pela Profª. Dra Olgária Matos, Biblioteca Mário de Andrade e na Tenda Cultural Ortega y Gasset, na USP, 9 e 10 de dezembro.

10.    Manutenção e aprimoramento do site, continuidade e regularidade da newsletter, uso de rede sociais (Tweeter, Facebook), realização de entrevistas, elaboração de artigos.

11.    Coordenação de entrevistas e debates nas mídias impressa e televisiva, tais como Rádio CBN, Rádio Jovem Pan, Revista Brasileiros, GloboNews Painel, GloboNews Sem Fronteiras, jornal Folha de S. Paulo, dos quais participaram vários diretores do ICarabe
 

2012
 

  1. Apoio ao curso Introdução ao Mundo Árabe: panorama histórico, a questão do petróleo e o cenário atual, realizado pela faculdade Dom Domênico, tendo como fundamentos informações disponibilizadas em cursos do ICArabe, Guarujá, São Paulo. Março.
  2. Exposição Amazônia, um olhar sem fronteiras, com fotos de Jacques Menassa e pinturas de Iryna Novytska-Zein. Apoio ICArabe, Centro de Estudos e Culturas da America Latina (CECAL) e Biblioteca Central da Universidade Saint-Esprit de Kaslik – USEK. Biblioteca Central - Campus principal da USEK, Líbano. 18 a 30 de abril.
  3. Palestra Mundo Árabe e Mundo Muçulmano: Enlaces Sociais e Subjetivos, proferida por Soraya Smaili, diretora cultural, durante o ciclo de debates "Imigrantes e Refugiados: Deslocamentos em um Mundo em Crise", CCBB São Paulo, 15 de maio.
  4. Curso Revoluções no Mundo Árabe Islâmico: Regimes Políticos, Síria e Irã com 5 aulas e debate, realizado pelo Núcleo de Cursos, Espaço Cultural do Instituto Cervantes, São Paulo, 11 a 25 de junho.
  5. Debate Literatura e Liberdade com a participação do poeta sírio Adonis e do escritor franco-libanês Amin Maalouf durante a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Mediação Alexandra Lucas Coelho e participação de Michel Sleiman, presidente do ICARABE. Paraty, Rio de Janeiro. 06 de julho.
  6. Lançamento do livro "Poemas", de Adonis, com organização e tradução para o português de Michel Sleiman e apresentação de Milton Hatoum. São Paulo, Companhia das Letras, 2012. Livraria Cultura da Avenida Paulista, 09 de julho.
  7. Encontro com o poeta Adonis e o tradutor de seu livro Poemas, Michel Sleiman. Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, 09 de julho.
  8. Encontro aberto ao público com o escritor franco-libanês Amin Maalouf, promovido pelo ICArabe, Consulado Geral da França em São Paulo, Editoras Difel e Record e Livraria da Vila. Livraria da Vila, São Paulo. 11 de julho.
  9. Apoio no lançamento do longa metragem Constantino de Otávio Cury, CineSESC, julho.
  10. 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com apresentação de 32 produções e realização de encontros e debates inéditos com diretores estrangeiros e nacionais, com a curadora e com as diretoras culturais da mostra. Parcerias estruturais e especiais do CineSESC, Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo, Cinemateca Brasileira, Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Centro Cultural Banco do Brasil. São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ. 26 de junho a 22 de julho.
  11. Debate Mundo Árabe e Mundo Muçulmano: Enlaces Sociais e Subjetivos, no ciclo “Imigrantes e Refugiados: deslocamentos em um mundo em crise”, participação de Soraya Smaili, Miriam Debieux Rosa, Christian Ingo Lenz Dunker. Agosto, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo. 7 de agosto.
  12. Apoio no Curso Profissionalizante de Danças Orientais, coordenado por Cristina Antoniadis e realizado pela Pandora Espaço de Danças, São Paulo fevereiro a junho.
  13. Participação do Diretor de Relações Internacionais, José Farhat, do painel sobre Diversidade Cultural, no seminário voltado a oficiais alunos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sede do CAES - Centro de Altos Estudos em Segurança, São Paulo, novembro.
  14. Mesas de Debate em Relações Internacionais: A Questão do Conflito entre Israel e Palestina, promovido pela graduação de Relações Internacionais do Centro Universitário SENAC com a participação dos diretores Soraya Misleh e José Farhat, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, São Paulo, SP, 27 e 28 de novembro.
  15. Participação como integrante do juri do “LatinArab International Film Festival” (LAIFF) de Soraya Smaili, diretora cultural e idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre 22 e 28 de novembro.
  16. Participação de Soraya Misleh, Diretora de Imprensa e Divulgação no Comitê Organizador Brasileiro do Fórum Social Mundial Palestina Livre, em Porto Alegre, entre 28 de novembro e 1º de dezembro do Fórum Social Mundial – Palestina Livre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, dezembro.
  17. Realização de Assembléia Geral para eleição e posse da nova diretoria para a gestão 2012-2014. Clube Homs, 10 de novembro.
  18. Manutenção e aprimoramento do site, continuidade e regularidade da newsletter, uso de rede sociais (Tweeter, Facebook), realização de entrevistas, elaboração e artigos e coordenação de entrevistas e debates nas mídias impressa e televisiva, dos quais participaram vários diretores do ICarabe, realizadas pela Diretoria de Imprensa e Divulgação.


2011
 

  1. Atividade lítero-musical, Árabes em São Paulo com palestra de Soraya Smaili e Oswaldo Truzzi, dentro do evento São Paulo: seus povos e suas músicas, realizado pela Biblioteca Mário de Andrade e Prefeitura de São Paulo, com o apoio do ICArabe, Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, 29 de janeiro.
  2. Atividade Cultural e debate – A Mulher Palestina e a Ocupação com a exibiçãode filmese debates, realização do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Árabe do ICArabe, Mopat e Oboré. Espaço Matilha Cultural. 10 de fevereiro.
  3. Curso Países Árabes: Conjuntura Atual e Perspectivas”,com 8 aulas e debate, realizado pelo Núcleo de Cursos, Espaço Cultura – Ação Educativa, 21 de março a13 de abril.
  4. Lançamento do livro O Outro Lado do Muro de Fernanda Campagnucci. Mesa redonda com a autora e Soraya Misleh. Livraria da Vila - Fradique, 29 de março.
  5. Diwan 2011 Exílio e Levante, realização do Núcleo de Literatura, Centro Cultural São Paulo e Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, 07 de abril.
  6. Mostra de filmes e Exposição de fotografias Palestina Vida e Sangue de Aline Baker, realizada pelo Núcleo de Exposições, UNICAMP, Casa do Lago, Campinas, 15 de maio a 10 de junho.
  7. Debate Palestina no contexto atual das revoluções do mundo árabe, organizado pelo Espaço Cultural Casa do Lago, UNICAMP, em parceria com o ICArabe, tendo a participação dos diretores Mohamed Habib, José Farhat, Murched Taha e Soraya Misleh, Espaço Cultural Casa do Lago, UNICAMP, Campinas, 1º de junho.
  8. Mostra Expressões da Revolução,com exposição do fotógrafo tunisiano Hamideddine Bouali, debates, exibição de filmes e documentários, realização de Matilha Cultural, ICArabe, Festival Medrar(Cairo) e Cinemateca Francesa, Matilha Cultural, São Paulo, 18 a 22 de maio.
  9. 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema, realizada pelo Núcleo de Cinema em parceria com CineSesc, Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Casa Árabe de Espanha, com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, embaixadas e consulados. Encerramento com encontro com a diretora tunisiana Raja Amari, com mediação de Aimar Labaki, na Cinemateca Brasileira, São Paulo, entre 16 e 29 de junho.
  10. Apoio à Mostra de Cinema Árabe, realizada pelo Centro Cultural do Banco do Brasil, Brasília, 28 de junho a 10 de julho, com exibição do filme “Satin Rouge” e debate com a diretora Raja Amari, Brasília, 27 de junho.
  11. Mostra de Cinema Casa UNA de Cultura e Exposição Palestina Vida e Sangue de Aline Baker e Rogério Ferrari, realizada pelo Núcleo de Exposições, Casa UNA de Cultura, Belo Horizonte, 8 a 15 de julho.
  12. Apoio ao lançamento do Curta-metragem promocional Campo da Paz, com direção e roteiro de Gilmar Rodrigues, realização Txucarramãe Filmes e apoio Palmares Produções, Restaurante Proteína, São Paulo, 01 de setembro.
  13. Participação na Sessão Averroes do 4º Ciclo de Cinema e Reflexão “Aprender a viver, aprender a morrer”, em promoção conjunta com o Instituto Cervantes de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog, Centro da Cultura Judaica, KOINONIA, Casa da Reconciliação, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Cinemateca Brasileira, OBORÉ e Grupo MAIS com a exibição do documentário Os Sábios de Córdoba e debate, Cinemateca Brasileira, em São Paulo, 11 de setembro.
  14. Palestra Os Arabismos Tabu no Português e demais Romances Ibéricos com Prof. Federico Corrientes e debate, realizada pelo Núcleo de Literatura, Instituto Cervantes, São Paulo, 21 de outubro
  15. Curso Mundo Árabe: Conjuntura Atual e Análise de Cenários, com 5 aulas e debate, realizado pelo Núcleo de Cursos, Espaço Câmara Árabe, São Paulo, de 27 de outubro a 24 de novembro.
  16. Exibição do filme Budrus e debate com a diretora Julia Bacha, realizada pelo Núcleo de Cinema, Instituto Cervantes e PUC-SP, São Paulo, 26 de outubro.
  17. Lançamento do livro Eu matei Sherazade de Joumana Haddad, em parceria com a Editora Record e Casa do Saber, com debate com a escritora, Casa do Saber e Livraria da Vila, 8 de novembro.
  18. Mostra de Cinema Árabe, Semana do Povo Palestino, realização do Núcleo Edward Said de Direitos Humanos, Matilha Cultural, 25 de novembro a 1º de dezembro.
  19. Exibição do filme Sobre Futebol e Barreiras e encontro com os diretores Arturo Hartmann, Lucas Jutiniano e J. Menezes, João C. Assumpção, na Matilha Cultural, 1º de dezembro, durante Mostra de Cinema Árabe.
  20. Realização do debate A questão palestina hoje: estado, resistência e direitos humanos, pelo Núcleo Edward Said de Direitos Humanos, dentro da Semana do Povo Palestino, tendo como participantes Jamal Juma (coordenador do Movimento Internacional “Stop the Wall”), Abla Saadat (ativista de direitos humanos), Leila Khaled (União Nacional de Mulheres e Conselho Nacional Palestino) e do sociólogo Emir Sader, Instituto Cervantes, São Paulo, 29 de novembro.
  21. Ciclo de Cinema Espaços de Oriente Médio, com colaboração da Casa Árabe de Espanha e Instituto Cervantes, Auditório do Instituto Cervantes, São Paulo, 9 a 14 de dezembro.
  22. I Mostra de Cinema Árabe de Guarulhos, na semana do Povo Palestino, realizada pelo Núcleo de Cinema, com apoio da Prefeitura de Guarulhos, Teatro Padre Bento, Cineclube Adamastor, Adamastor Pimentas/UNIFESP, Guarulhos, São Paulo, 25 de novembro a 01 de dezembro.
  23. Apoio cultural na Sessão Cinema Árabe do Esporte Clube Sírio, realizada durante o ano, aos sábados.
  24. Manutenção e aprimoramento do site, continuidade e regularidade da newsletter, uso de rede sociais (Tweeter, Facebook), realização de entrevistas, elaboração e artigos e coordenação de entrevistas e debates nas mídias impressa e televisiva, dos quais participaram vários diretores do ICarabe, realizadas pela Diretoria de Imprensa e Divulgação.
  25. Participação no 4th UNAOC Forum (Fórum Anual da Aliança das Nações Unidas), tendo como representante José Farhat, Diretor de Relações Nacionais e Internacionais, Doha, Qatar, 11 a 13 de dezembro.

2010

  1. Apoio ao evento Cultura no Dia da Terra, em 30 de março de 2010, realizado no Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri - Vila Mariana - e pelo Movimento Palestina Para Todos. Exibição do filme "A Porta do Sol" (Bab El Shams, 2004) dirigido por Yousry Nasrallah, seguido de debate.
  2. Casa Palestina no Fórum Social Mundial, programação de filmes elaborada com a colaboração do ICArabe. 25 a 29 de janeiro, Rio Grande do Sul.
  3. ICArabe: cinco anos de promoção e divulgação da cultura árabe no Brasil, celebração em comemoração do 5º aniversário de fundação do Instituto. Presença de cerca de 150 convidados. Lançamento dos novos portal e newsletter e realização de Dîwân. Esporte Clube Sírio, 27 de abril.
  4. Lançamento do novo padrão visual, nova newsletter e site do ICArabe, na comemoração do 5º aniversário de fundação do Instituto, em 27 de abril.
  5. Sessão Cinema Árabe, mostra anual de cinema árabe do Esporte Clube Sírio. Parceria cultural do Instituto da Cultura Árabe. Aos sábados, entrada franca, durante o ano de 2010.
  6. Palestina: vida e sangue - Mostra de filmes e exposições fotográficas de Aline Baker e Rogério Ferrari.  Parceria ICArabe e Espaço Cultural Casa do Lago (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp). 29 de abril a 14 de maio.
  7. Curso “O Oriente Médio Árabe: passado recente e configurações atuais”. Realização do núcleo de cursos, 8 de junho a 6 de julho (5 aulas), Espaço Câmara Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira).
  8. Realização do evento A Mulher Árabe no Cinema com a exibição de filmes e debates, pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher Árabe do ICArabe e Cinemulher, com a presença de mais de 50 pessoas. Centro Cineclubista de São Paulo. 12 de junho.
  9. Exibição do filme "O conhecimento é o começo" e mesa de reflexões com Soraya Smaili, José Luiz del Roio e Marcus Vinicius de Andrade, na Sessão Averroes – Cinema e Reflexão. Realização Cinemateca Brasileira, Hospital Premier/Grupo e Oboré, com apoio cultural do ICArabe. Cinemateca Brasileira, 28 de junho.
  10. IV Mostra Imagens do Oriente – Clássicos do Cinema Egípcio, realização ICArabe, CineSesc - SP, Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, Embaixada Árabe do Egito e Cear-USP. Produções exibidas na Galeria Olido, Cinemateca Brasileira e CineSesc. 24 de junho a 11 julho.
  11. I Mostra Mundo Árabe de Cinema – Goiânia. Co-realização Centro Cultural Eldorado dos Carajás e ICArabe, Centro Municipal Goiânia Ouro – Cine, Goiânia/Goiás. 27 e 28 de agosto.
  12. V Mostra Mundo Árabe de Cinema realizada no CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Cinemulher, Esporte Clube Sírio e Clube Atlético Monte Líbano. Em parceria com a Casa Árabe de Espanha, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Prefeitura de São Paulo, Centro Cultural da Espanha, apoio de embaixadas e consulados. 02 a 29 de setembro.
  13. Mês da Cultura Árabe no Centro Cultural da Juventude (CCJ) da Prefeitura Municipal de São Paulo em conjunto com a Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo. Realização de eventos diversos: palestras, dança, música, poesia, filmes e debates. Setembro.
  14. Curso “Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos”. Realização do Núcleo de Cursos, Espaço Câmara Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira). 14 de outubro a 11 de novembro (5 aulas).
  15. Realização de Assembléia Geral para eleição e posse da nova diretoria para a gestão 2010-2012. Clube Homs. 26 de outubro.
  16. Realização do Diwan Poesia de Adonis, em homenagem ao poeta. Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Hall da Casa das Rosas.17 de novembro.
  17. Semana do Povo Palestino com a exibição de filmes e debates, realização do Núcleo de Estudos Edward Said do ICArabe, Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes e  Matilha Cultural. Espaço Matilha Cultural. 3 a 5 de dezembro.
  18. Apoio ao lançamento do livro Árabes no Rio de Janeiro uma identidade plural de Paulo Gabriel Hilu da Rocga Pinto. Palácio da Cidade / RJ. 15 de dezembro.
  19. Lançamento do livro Na senda das noites de Christiane Damien e palestra de Mamede Jarouche, tradutor das Mil e Uma Noites. Livraria da Vila - Fradique, 16 de dezembro.

2009
 

  1. Curso “Reflexões sobre o mundo árabe contemporâneo” e Mostra de Cinema Árabe Contemporâneo: realizados nos dias 12, 13, 19 e 20 de março, na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.
  2. Evento Cine-Debate: Palestina, um drama contemporâneo. Arte e resistência no cinema palestino hoje: realizado entre 9 e 30 de março, pelo ICArabe e pela Universidade Cândido Mendes, Centro Cultural FASE – Casa Hercílio Esteves, no Rio de Janeiro.
  3. Curso “A história da Palestina e os desafios da atualidade”: promovido pelo ICArabe, Boitempo Editorial e pelo Núcleo de Estudos de História: trabalho ideologia e poder da PUC-SP nos dias 23 e 24 de março e 2 de abril, na Pontifícia Universidade Católica, em São Paulo.
  4. III Mostra de Cinema Imagens do Oriente e Exposição fotográfica Outono em Cabul: realizada de 27 de maio a 1º de junho, no Centro Cultural São Paulo, CineSesc e na Galeria Olido.
  5. I Mostra de Cinema Árabe da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): a organização e realização do evento, que ocorreu em 24 e 25 junho, contou com a participação do ICArabe por meio da palestra de Michel Sleiman, empréstimo de filmes e montagem da programação.
  6. Curso “História oral de vida imigrante: comunidade e identidade”: realizado entre 13 e 17 julho, foi promovido em São Paulo pelo ICArabe, por meio do Centro de Estudos sobre a Imigração Árabe no Brasil – Al-Máhjar.
  7. IV Mostra Mundo Árabe de Cinema: realizada de 31 de agosto a 7 de setembro, no CineSESC, Galeria Olido, Centro Cultura São Paulo e Esporte Clube Sírio.
  8. 1º Simpósio de Arabistas Luso-Brasileiros: o ICArabe apoiou a atividade e participou da mesma por meio da presença de Michel Sleiman. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Departamento de Estudos Eslavos e Orientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A realização se deu  entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Rio de Janeiro.
  9. Curso “Panorama da Cultura Árabe II”: realizado entre 15 de outubro e 26 de novembro, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
  10. 1ª Mostra de Cinema do Lar Druzo: o evento foi realizado em 25 de outubro e contou com a apresentação de dois filmes do acervo do ICArabe.
  11. Mostra Itinerante de Cinema: a atividade, realizada entre 3 e 7 de novembro, foi dedicada à comunidade palestina que vive em cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Santa Maria. Durante o evento foram apresentados três filmes do acervo do ICArabe.
  12. Exibição do filme “A Carta de Sara” na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: a sessão foi promovida pelo ICArabe em parceria com o deputado estadual Said Mourad, em  27 de novembro.
  13. Semana em solidariedade ao povo palestino: realizada entre 23 e 27 de novembro, contou com a parceria no ICArabe na exibição de quatro filmes do acervo do Instituto.
  14. Lançamento da 4ª, 5ª e 6ª edição da Revista Tiraz (publicação anual do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe da USP): realizado no dia 1º de dezembro, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

2008
 

  1. Exibição de filmes e roda de conversa sobre a Palestina: o evento foi realizado no dia 1º de março, na Casa de Cultura Santa Tereza, em Embu das Artes, São Paulo.
  2. Palestra com o senador Eduardo Suplicy: sobre a “Visita ao Iraque e o Programa de Renda Mínima”. Realizada no dia 7 de abril, na Universidade de São Paulo, sob coordenação do Núcleo de Estudos Edward Said.
  3. Lançamento da "Coleção Estudos Árabes”: a publicação foi concebida pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe da USP e o lançamento realizado com apoio do ICArabe no dia 9 de abril, na Livraria da Vila, em São Paulo.
  4. Debate sobre o livro “A Porta do Sol”, de Elias Khoury : realizado no dia 7 de maio, na Livraria da Vila, em São Paulo.
  5. Mostra de Cinema "A resistência no mundo árabe hoje": exibição de filme seguida de debates. Realizado em maio e junho, no Sindicato dos Advogados de São Paulo.
  6. Palestra com o tema "1948-2008: 60 anos de conflitos envolvendo palestinos e israelenses": realizada no dia 23 de maio, sob coordenação do Núcleo de Estudos Edward Said, para os alunos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, da Fundação Santo André (SP).
  7. II Imagens do Oriente: mostra de cinema organizada e realizada pelo ICArabe, entre 27 de maio e 1º de junho, no Centro Cultural São Paulo.
  8. Curso “Reflexões sobre o Mundo Árabe Contemporâneo”: realizado entre 29 de maio e 3 de julho, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em São Paulo.
  9.  Simpósio"Nós e os Outros: 30 Anos do Orientalismo. Uma Homenagem a Edward Said": o evento foi organizado pelo ICArabe e ocorreu entre 13 e 17 de julho, na Unicamp, em Campinas (SP). Entre os apresentadores estavam os professores Emir Sader; Arlene Clemesha e Mohamad Habib. A moderação ficou por conta do professor Francisco Miraglia.
  10. III Mostra Mundo Árabe de Cinema: organizada e realizada pelo ICArabe entre 8 e 14 de setembro, no Centro Cultural São Paulo e no CineSesc, em São Paulo.
  11. Exposição “Imagens e paisagens do mundo árabe e o Brasil de Aziz Ab’Saber”: realizada de 14 de novembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, na Caixa Cultural São Paulo, em colaboração com o Institut du Monde Arabe de Paris (IMA).
  12. Simpósio Orientalismo 30 anos: realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Centro Universitário Maria Antonia – USP, em São Paulo.
  13. Mostra de Cinema “Palestina 1948-2008: 60 Anos de Al-Nakba – A Catástrofe”: o evento retratou a realidade da vida palestina sob a ocupação militar de Israel. Foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Shopping Cataratas JL, em Foz do Iguaçu (PR), e incluiu o debate: “Imagem e Realidade do Conflito Israel-Palestina”.

2007

 

  1. Mostra AMRIK em São Carlos: realizada em março, na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos, em parceria com a Prefeitura de São Carlos, Fundação Pró-Memória e Ministério das Relações Exteriores.
  2. Mostra de filmes “Imagens do Oriente”: realizada de 13 a 22 de março, no Centro Cultural São Paulo, com debates e exposição de fotos.
  3. Mostra de filmes “Mundo Árabe”: realizada em Porto alegre (RS), entre 13 e 18 de março, no Cine Santander Cultural.
  4. Mostra de Filmes “Mundo Árabe”: realizada na Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), entre 4 e 29 de abril.
  5. Debates e Cine Club: realizados em parceria com o Instituto Polis, em maio, incluiu a exibição dos filmes Crianças de Ibdaa e A espera. Em seguida ocorreu uma palestra sobre filosofia dos árabes, com o professor. Miguel Attie, e um debate com o tema Questão Israelo-Palestina, com a presença do artista plástico Gershon Knispel e do médico palestino Abdel Latif.
  6. Palestras no Centro Cultural Árabe-Sírio: dias 19 de abril e 16 de maio sobre a Ciência dos Árabes, com a professora Soraya Smaili, e O Mundo Árabe da Atualidade, com o professor Mohamad Habib.
  7. III Diwan: o evento ocorreu no dia 18 de junho, no Teatro da Aliança Francesa, em São Paulo, e incluiu música, poesia e dança.
  8. Atividade Cultural dos 40 anos da ocupação israelense na Palestina: realizada em conjunto com diversas ONGs como parte do movimento “O mundo diz não à ocupação”. O evento ocorreu na Av. Paulista, vão do MASP, em no dia 9 de junho e incluiu apresentação de danças e teatro.
  9. Palestra com Arnaldo Carrilho: Embaixador Extraordinário da ASPA (Cúpula América do Sul - Países Árabes), em 09 de agosto, no Club Homs.
  10. Curso “História do Mundo Árabe Contemporâneo”: realizado entre 15 de agosto e 5 de outubro, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em São Paulo.
  11. Mês da Cultura Árabe no Centro Cultural da Juventude (CCJ) da Prefeitura Municipal de São Paulo: realizado em conjunto com a Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo. Durante todo o mês de setembro foram exibidas palestras, dança, música, poesia, filmes e debates.
  12. Lançamento da 3ª edição da Revista Tiraz (publicação anual do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe da USP): realização de debate sobre os desdobramentos do idioma árabe no Brasil, em 17 de setembro, na Casa do Saber, em São Paulo.
  13. ICArabe dá início dos trabalhos do Núcleo de Estudos Edward Said: a data, 10 de outubro, foi marcada com o lançamento de um site de discussão e a realização do Debate “A convivência árabe-israelense”, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.
  14. Mostra de Cinema Árabe no Espaço Cultural Casa do Lago da UNICAMP: realizada entre 12 e 24 de novembro, como parte das atividades do mês da Cultura Árabe em Campinas (SP).
  15. Lançamento do Centro Estudos sobre a Imigração Árabe no Brasil – Al-Máhjar: o evento foi realizado no dia 18 de dezembro, na Casa das Rosas, em São Paulo.

2004 a 2006
 

  1. I Ciclo de Debates: realizado no TUCArena, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre 16 e 18 de novembro de 2004.
  2. I Diwan: espetáculo multimídia, com música, poesia, vídeos, realizado em junho de 2005, no Teatro da Aliança Francesa, em São Paulo.
  3. I Ciclo de Cinema Debate: realizado entre junho e julho de 2005, no Centro Cultural São Paulo. O evento durou duas semanas e exibiu seis filmes que foram debatidos por especialistas.
  4. Realização da mostra de fotografias “Palestina, a eloqüência do sangue”, de Rogério Ferrari, na Galeria Imã, no primeiro semestre de 2006.
  5. Lançamento do livro “Influências Orientais na Língua Portuguesa”: realizado em outubro de 2005, no Instituto Cervantes, em São Paulo. O evento foi organizado por meio de uma parceria entre o ICArabe e o Instituto Cervantes.
  6. Lançamento do livro "Edward Said – trabalho intelectual e crítica social": a publicação foi organizada pelo ICArabe e o evento de lançamento ocorreu em dezembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
  7. Lançamento da 2ª Edição da Revista Tiraz (publicação anual do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe da Universidade de São Paulo - USP): o evento foi realizado em março de 2006, em parceria com o Departamento de Letras Orientais da USP, na Casa das Rosas, em São Paulo.
  8. Lançamento do livro "Edward Said – trabalho intelectual e crítica Social" na PUC-RJ: o evento contou ainda com a realização de palestras durante o Seminário sobre Edward Said, em abril de 2006, no Rio de Janeiro.
  9. II Diwan: realizado em maio de 2006, na Casa das Rosas, em São Paulo, incluiu música, dança e poesia.
  10. Lançamento do “Manifesto pela convivência internacional pacífica”: divulgado pelo ICArabe logo após o ataque ao Líbano, em 2006, e agravamento das condições de vida na Palestina. Foi assinado por diversas entidades e parlamentares e enviado ao presidente da república e embaixadores de todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Contribuiu para a formação do Comitê de Solidariedade aos Povos Árabes.
  11. Bienal do Livro do Ceará: realizada em agosto de 2006, teve como tema “As Mil e Uma Noites”. O ICArabe participou do evento por meio de palestras. Na ocasião, também lançou o livro "Edward Said – trabalho intelectual e crítica Social" e exibiu o filme “Selves and Others.”
  12. Mostra de fotografias AMRIK: organização e realização em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Secretaria da Cultura de São Paulo e Imprensa Oficial. Exibida entre 9 de agosto a 17 de setembro, na Galeria Olido, em São Paulo. Além da exposição, o evento contou com atividades paralelas, palestras e exibição de filmes.
  13. Palestra do poeta palestino Mourid Barghouti e lançamento do livro “Eu ví Ramallah – Memórias”: organização em parceria com a Editora Casa da Palavra, na FNAC Paulista, em São Paulo, em agosto de 2006.
  14. Diwan de Curitiba: realizado em Julho de 2006, na capital paranaense em parceria com a Sociedade Muçulmana de Curitiba e organizado pelo ICArabe.
  15. Curso “Panorama da Cultura Árabe”: realizado entre de 17 setembro e 11 de dezembro, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em São Paulo.
  16. I Mostra Mundo Árabe de Cinema: o evento foi organizado e realizado pelo ICArabe por nove dias, em outubro de 2006, e contou com a parceria do Museu da Imagem e do Som (MIS), Institut du Monde Arabe de Paris (IMA), Secretaria do Estado da Cultura e Consulado da França. Ao todo foram exibidos sete filmes premiados nas Bienais de Cinema do IMA. No mesmo ano, a mostra voltou a ser exibida no Centro Cultural São Paulo, entre 5 e 10 de dezembro.

PARCERIAS REALIZADAS OU EM REALIZAÇÃO (EM ORDEM ALFABÉTICA):

  • Aliança Francesa de São Paulo
  • Associação Comercial do Paraná
  • AviMed, Instituto do Sono, Marmaris, Wimar, Kaiser, Cia das Camas, Levespuma
  • Casa Árabe de España
  • Câmara de Comércio Árabe Brasileira
  • Câmara de Comércio Brasil-Líbano
  • Centro Cultural Árabe Sírio
  • Centro Cultural São Paulo
  • Club Homs
  • Clube Monte Líbano
  • Consulado da França
  • Consulado da Síria no Paraná
  • Consulado da Turquia no Paraná
  • Consulado do Egito
  • Consulado do Marrocos no Paraná
  • Esporte Clube Sírio - Departamento Cultural
  • Editora Casa Amarela
  • FAPCOM
  • FEARAB e FEARAB-SP
  • Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
  • Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
  • Galeria Olido
  • Institut du Monde Arabe – IMA – Paris, França
  • Instituto Moreira Salles
  • Livraria da Vila
  • Museu da Imagem e do Som - MIS
  • Museu de Arte Contemporânea – MAC USP
  • Pandora Espaço de Danças
  • Prefeitura de Guarulhos
  • PUC-Rio de Janeiro
  • PUC-São Paulo
  • Reitoria da USP
  • Revista Chams
  • Revistas Caros Amigos e Editora Casa Amarela
  • Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
  • Secretaria da Cultura do Município de São Paulo
  • Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo
  • Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo (SBM)
  • Universidade Federal do Paraná