Encontro global sobre refugiados acontece em Genebra após ‘década de deslocamento’

Ter, 17/12/2019 - 16:34
Publicado em:

Um encontro global, destinado a transformar a maneira como o mundo responde às situações de refugiados, foi promovido em Genebra, na Suíça, de 16 a 18 de dezembro. 

O primeiro Fórum Global de Refugiados reuniu refugiados, chefes de estado e de governo, líderes da ONU, instituições internacionais, organizações de desenvolvimento, líderes empresariais e representantes da sociedade civil, entre outros, no Palácio das Nações, casa do Escritório das Nações Unidas, em Genebra.

O ACNUR foi coorganizador do Fórum junto com a Suíça. O Fórum teve como objetivo gerar novas abordagens e compromissos de longo prazo de vários atores para ajudar os refugiados e as comunidades em que vivem. Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas foram deslocadas por guerras, conflitos e perseguições. Mais de 25 milhões deles são refugiados, tendo sido forçados a cruzar fronteiras internacionais e impossibilitados de voltar para suas casas.

As contribuições feitas no Fórum devem incluir assistência financeira, técnica e material; mudanças legais e políticas para permitir uma maior inclusão de refugiados na sociedade; locais de reassentamento e o retorno seguro para os refugiados como parte das soluções.

As discussões, eventos especiais e diálogos de alto nível em Genebra concentraram-se em seis áreas principais: arranjos para compartilhamento de encargos e responsabilidades, educação, empregos e meios de subsistência, energia e infraestrutura, soluções e capacidade de proteção. 

 

Assista ao vídeo da declaração de abertura do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados Filippo Grandi no Fórum Global para Refugiados (clique aqui).

SAIBA MAIS SOBRE O FÓRUM GLOBAL SOBRE REFUGIADOS.