Prêmio Al Burda para artes islâmicas tem inscrições abertas

Seg, 14/06/2021 - 01:28
Publicado em:

 

As inscrições para o prêmio Al Burda 2021 vão até 17 de junho. As quatro categorias incluem ornamentação, caligrafia, poesia e tipografia.

Por ANBA

O Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional e o Ministério de Cultura e Juventude dos Emirados Árabes Unidos abriram inscrições para o Prêmio Al Burda 2021, que tem o compromisso de apoiar, preservar e celebrar as artes islâmicas em suas diversas formas e conteúdos. O Prêmio Al Burda inclui quatro categorias principais: ornamentação, caligrafia clássica e moderna, poesia clássica árabe e tipografia árabe. Saiba mais sobre as categorias no site do prêmio.

O prêmio contemplará com valores em dinheiro de quatro a dez primeiros colocados, dependendo da categoria. O primeiro colocado em cada categoria receberá 70 mil dirham (quase R$ 96 mil, ou US$ 19 mil pela cotação atual).

As inscrições podem ser feitas pelo site do prêmio até o dia 17 de junho. Artistas de todo o mundo podem participar da 16ª edição do prêmio, que será entregue durante o Festival Al Burda, a ser realizado em dezembro durante as atividades da Expo Dubai 2020. A programação do evento incluirá debates, workshops e exposições de arte dobre o futuro das artes e da cultura islâmica.

Para a ministra da Cultura e Juventude dos Emirados Árabes, Noura Al Kaabi, o Al Burda é mais que um prêmio. “É uma nobre mensagem de princípios coerentes com a ocasião de seu lançamento, a memória do Profeta Maomé e o que isso significa para a tolerância mútua e a coexistência de todas as civilizações”, disse em nota.

Em mensagem no site do prêmio, o ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes, Abdullah bin Zayed Al Nahyan, diz que o prêmio reforça o papel fundamental dos Emirados Árabes Unidos no apoio à arte islâmica por meio de seus esforços para preservar a herança artística da civilização islâmica e promover obras de arte de destaque para um público global.