Boas Festas e Feliz Ano Novo - Mensagem do Presidente do ICArabe

Sex, 10/12/2021 - 10:39
Publicado em:

 

ICArabe: mais perto do público em um ano de desafios

Mensagem do Presidente do Instituto da Cultura Árabe, Murched Omar Taha:

2021, como o ano anterior, foi de grandes desafios. O mundo continua enfrentando a pandemia de Covid-19 e vivenciando perdas de milhões de vidas, empobrecimento, medo e injustiças sociais.

Em meio a este cenário, a cultura, um importante vetor de informação, reflexão e troca de ideias, também sofreu grandes impactos, especialmente no Brasil.

Mesmo com a distância imposta pela pandemia, o ICArabe mobilizou-se para continuar próximo aos seus associados e ao público em geral.

Promovemos virtualmente, pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa. Dessa forma, o evento, que já integra o calendário cultural de São Paulo, levou sua programação para o público de todo o Brasil e debates com diretores nacionais e de outros países e especialistas em cultura, compondo um rico panorama para os admiradores do tão diverso cinema árabe.

Em plataformas digitais da Mostra e do Sesc, o evento apresentou gratuitamente sete novos títulos, que refletiram sobre temas como o futuro político e as sociedades em transformação num mundo pós-pandemia.  A Mostra teve realização do ICArabe, correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, centro cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, além de muitos parceiros aos quais agradecemos.

Outra grande realização foi o curso "As Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a Humanidade em Perspectiva Histórica”, promovido pelo Instituto da Cultura Árabe de 25 de fevereiro a 22 de julho, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Casa Árabe e do Instituto do Sono.

A atividade teve 5.603 inscrições, 3.356 participações pela plataforma Zoom, e mais de 10.000 visualizações no canal do ICArabe no YouTube. E as aulas estão disponíveis ao público.

O curso foi acompanhado por participantes de vários estados brasileiros: Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Mato Grosso, Santa Catarina, entre outros, além de público de países como os Territórios Palestinos, Argentina, Uruguai, Colômbia, Panamá, Portugal, Chile, Alemanha, Venezuela, Israel, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Espanha, Egito, Austrália e México.

Assinamos ainda um convênio com o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro para realizações de projetos culturais, numa parceria inédita para divulgar a cultura libanesa e árabe no Brasil. Outra grande iniciativa foi a parceria com a Pandora filmes, que possibilitou a exibição de filmes e realização de debates.  
 

O ICArabe promoveu continuamente a cultura árabe levando também informação ao público por meio de nosso site, newsletter e redes sociais.

Vale ressaltar que, além do apoio das instituições parceiras, o engajamento de nossos diretores voluntários e colaboradores foi essencial para a realização das atividades em um momento tão difícil, especialmente para o setor cultural.

Expresso aqui também meu agradecimento aos nossos associados e ao público que nos acompanha.

Que continuemos juntos em 2022, com mais saúde e lutando por mais cultura, dignidade e justiça social para todos!

Boas Festas!

Boas Festas