Curso Países Árabes, conjuntura atual e perspectivas começa com recorde de público

Qui, 24/03/2011 - 11:37

Na última segunda-feira, 21 de março, aconteceu a abertura e primeira aula do curso Países Árabes: conjuntura atual e perspectivas, realizado pelo ICArabe, com apoio do NEHTIPO e da Ação Educativa. Coordenado por Heloísa Abreu Dib Julien, diretora de cursos do ICArabe, a atividade bateu o recorde de inscrições, com muitos interessados em lista de espera. 

A primeira aula, cujo tema foi Nacionalismo, formação dos estados árabes e suas consequências atuais, contou com a participação dos professores José Arbex Jr. (PUC-SP) e Murched Omar Taha (Unifesp). 

 

Veja aqui as fotos da primeira aula do curso

 

auditórioAuditório da Ação Educativa

Arbex falou sobre a situação da Líbia, recém atacada por forças internacionais, e reforçou o interesse das potências imperialistas em controlar as reservar de petróleo que pertencem ao país. Ele descreveu também a atual conjuntura no Oriente Médio, e a repressão a revoltas populares na Arábia Saudita e Bahrein. Segundo Arbex, os Estados Unidos têm urgência em agir por conta da crise mundial de 2008, que atingiu em cheio sua economia, mas ao mesmo tempo não podem se envolver em mais conflitos desastrosos como as guerras do Iraque e Afeganistão. “Devemos nos colocar em defesa da autodeterminação dos povos e condenar os ataques com veemência, denunciando os interesses colonizadores, que são os responsáveis por essas guerras”, afirmou.

Já Murched Taha optou por fazer um resgate histórico da formação do povo e dos estados árabes, ilustrando sua fala com mapas e imagens das regiões onde estão presentes. Falou também sobre a unificação do mundo árabe e a religião islâmica e a questão Palestina.

murchedProf. Murched Taha

O curso conta ainda com e aulas e um debate sobre a Nova configuração e as relações com Israel, petróleo e a crise mundial do capital, e o Islã e a revolução árabe, com a presença de Aziz Ab’Saber, Mohamed Habib, Valério Arcary, José arbex Jr., Murched Taha, José Farhat, com coordenação de Soraya Misleh. 

O conteúdo das aulas está disponível no site do ICArabe e pode ser conferido aqui.


Professor Murched Taha (Unifesp) fala sobre a questão Palestina