Brasileiros integram festival de imagens na Jordânia
A exibição ocorre na Foresight32 Art Gallery e conta com fotografias tiradas por Adriana Queiroz, Anderson Coimbra, Gabriela de Barros, Giancarlo Ceccon, Gustavo Taouil, Isabel Gonçalez, Luiz Maudonnet, Malu Mesquita, Paola Geoffroy, Rodrigo Marrano, Tiago Dotta e Vanessa Dutra. A curadoria é do fotógrafo e professor da Escola Panamericana de Artes Renato Negrão.
A exposição brasileira tem como título “Comunicação entre fotógrafos: o futuro da Imagem”. “O tema do festival é ‘futuro’, então, escolhi trabalhos com temas parecidos com esse. Para mim, a conexão entre fotógrafos é o futuro da fotografia. O fato de eles se agruparem e mostrarem seus trabalhos juntos é um jeito de divulgar [suas imagens]”, diz Negrão.
As 86 fotos feitas pelos brasileiros mostram temas variados como paisagens urbanas, cidades do interior e imagens feitas sobre reflexos de vidros ou água, entre outras. É a primeira vez que o Brasil participa do festival jordaniano. Segundo Negrão, a embaixada brasileira no país árabe está oferecendo um importante apoio na divulgação dos artistas nacionais.
Na quarta-feira (06), os fotógrafos Guilherme Luzzim, Isa Godoy, Lais Podestá e Ricardo Abreu começam a ter seus trabalhos expostos na mostra Outdoors, que acontece ao ar livre em uma área próxima ao centro de Amã. Serão 32 imagens que poderão ser vistas em diversos pontos em ruas da capital jordaniana.
No dia 23, abre a mostra In vitro, da artista plástica e embaixatriz do Brasil na Jordânia Ivana Panizzi. A exibição acontece na Zaha Gallery. “Fiz duas grandes instalações com garrafas e uma com um aquário”, explica.
Cada instalação com garrafas tem de 500 a 600 unidades. Dentro, imagens de pessoas que ganham diferentes perspectivas de acordo com o reflexo da luz. “Há fotos de gente de todo o mundo”, comenta Panizzi. “A instalação chama a atenção pela transparência. O dia inteiro ela muda com a luz”, explica.
A seca também é tema da mostra de Panizzi. “São fotos que tirei no deserto da Namíbia, onde você vê, de fato, como é a falta de água”, afirma a embaixatriz, recordando das carcaças de animais que viu no país africano. Segundo ela, a falta de água é um importante tema a ser abordado na Jordânia, já que o país árabe também sofre com a escassez do recurso.
As exposições brasileiras do festival têm entrada gratuita e podem ser vistas até o dia 30 deste mês.
Serviço
Comunicação entre fotógrafos: o futuro da Imagem
Foresight32 Art Gallery
32 Ibn Al Roumi St. Entre o 5º e o 6º círculo
Telefone: +962 6 5560080
De sábado à quinta, das 10h às 20h
In Vitro (a partir de 23/04)
Hussein Bin Ali St., 3º Círculo, Jabal Amman
Telefone: +962 6 4651433
De domingo à quinta das 11h às 19h e aos sábados das 15h às 19h