Veja as dicas da Editora Tabla para conhecer mais sobre a Palestina
A Editora Tabla, que publica livros referentes às culturas do Oriente Médio e do Norte da África, selecionou uma série de obras sobre a Palestina, o povo palestino e os últimos conflitos na Faixa de Gaza.
Confira a lista e clique nos títulos para saber mais:
Meu nome é Adam, de Elias Khoury
Trad. Safa Jubran
O livro narra a história de Adam, um intrigante vendedor de falafel, e, por meio da reconstrução da memória desse personagem, a própria história da Nakba e do povo palestino. O autor libanês Elias Khoury aborda, neste volume, grandes temas como a identidade e a memória, e sobretudo questiona: como restituir, na literatura, crimes cujas vítimas estão muradas pelo silêncio?
Homens ao sol, de Ghassan Kanafani
Trad. Safa Jubran
Homens ao sol conta a história de três homens, três palestinos afetados pela Nakba (catástrofe) de 1948 — quando centenas de milhares de palestinos foram mortos ou expropriados de suas terras, casas, bens, e obrigados a buscar refúgio em terras dentro da Palestina e fora dela. Esses personagens convergem num mesmo lugar com uma mesma intenção: buscar uma vida melhor longe da terra ocupada.
Umm Saad, de Ghassan Kanafani
Trad. Michel Sleiman
A personagem Umm Saad é originária de uma pequena aldeia rural e, depois da Nakba (catástrofe), passa a viver num campo de refugiados em Beirute. Terceira novela do autor palestino Ghassan Kanafani — publicada originalmente em árabe em 1969 —, Umm Saad apresenta uma personagem que se tornou, ao longo dos anos, uma figura mítica, símbolo da resistência palestina.
Retorno a Haifa, de Ghassan Kanafani
Trad. Ahmed Zoghbi
Quarta novela do autor palestino Ghassan Kanafani — publicada originalmente em árabe em 1970 —, Retorno a Haifa conta a história de um casal palestino originário da cidade de Haifa, que, tendo sido forçado a deixar a cidade à ocasião da Nakba (“catástrofe”) de 1948, retorna 20 anos depois.
Memória para o esquecimento, de Mahmud Darwich
Trad. Safa Jubran
Mahmud Darwich, o grande poeta da Palestina e um dos mais importantes do mundo árabe, descreve um longo dia de agosto de 1982, durante a invasão israelense ao Líbano e o cerco a Beirute. Qual o significado do exílio? Qual o papel do escritor em tempos de crise e de guerra? Qual amor é possível nesses tempos sombrios?
5 livros de não ficção para compreender a questão palestina
Dez mitos sobre Israel, de Ilan Pappe
(Editora Tabla)
Os “dez mitos” que Pappe explora — repetidos interminavelmente na mídia e aceitos sem questionamento pela maior parte da comunidade internacional — reforçam um status quo regional de violações de direitos humanos. Neste livro, o historiador israelense Ilan Pappe desafia a narrativa mainstream sobre as origens e a identidade contemporânea do Estado de Israel.
A questão palestina, de Edward Said
(Editora Unesp)
Nesse texto, Said lembra que entre 1978 e 1992, quando considerava a questão palestina “a última grande causa do século 20”, um mundo novo havia surgido, moldado por inúmeros fatos. No Oriente Médio, a invasão do Líbano por Israel, em 1982, o início da longa intifada, em 1987, a crise e a Guerra do Golfo, de 1990 a 1991, e a conferência de paz de 1991, além da revolução iraniana.
A limpeza étnica da Palestina, de Ilan Pappe
(Editora Sundermann)
Nesta obra, Edward Said alia documentos oficiais à memória palestina para demonstrar que a criação de Israel como Estado judeu e a escolha de suas lideranças sionistas promoveu a limpeza étnica de um povo, ou seja, a expulsão deliberada dos palestinos.
Expulsão dos Palestinos, de Nur Masalha
(Editora Sundermann)
A transferência populacional para colonização por povoamento na Palestina sempre esteve nos planos sionistas. É o que aponta o historiador palestino Nur Masalha nesta obra fundamental para compreender os acontecimentos que levaram à Nakba – catástrofe palestina consolidada com a criação do Estado de Israel e mediante limpeza étnica planejada, em 15 de maio de 1948.
Al Nakba - Um Estudo Sobre a Catástrofe Palestina, de Soraya Misleh
(Editora Sundermann)
Soraya Misleh transcreve a fala de alguns sobreviventes de Qaqun, uma das centenas de aldeias e vilarejos destruídos por forças paramilitares sionistas. Além de analisar as origens da ideologia sionista – conceito-chave para a compreensão da Nakba –, a autora dá voz a alguns palestinos que, forçados a deixar sua terra, sobrevivem penosamente em campos de refugiados.
Entenda o que se está passando na Palestina
A professora Arlene Clemesha, da Universidade de São Paulo, fala à Editora Tabla sobre os últimos acontecimentos em Gaza e a situação dos palestinos. (Acesse aqui).
Entendendo a Palestina
A Editora Tabla preparou uma playlist especial no YouTube só com conteúdos sobre a Palestina: estão disponíveis conversas sobre a vida e obra de autores como Mahmud Darwich, Ghassan Kanafani e Elias Khoury.
Em seu canal no YouTube, a Editora busca aproximar o público brasileiro não apenas das literaturas do Oriente Médio e do Norte da África, mas também das suas diferentes culturas e contextos históricos. Acesse aqui e confira!