Editora Tabla abre inscrições para o Clube de leitura do mês de outubro
As inscrições para o Clube de Leitura da Editora Tabla estão abertas e o livro escolhido é "O arador das águas, de Hoda Barakat. O encontro será no dia 30 de outubro, quarta-feira, às 19h30, por meio da plataforma Zoom.
Hoda Barakat construiu em O arador das águas uma obra-prima da narrativa que, como um tear, sobrepõe tempos, histórias, conhecimentos e memórias.
A obra traz a história de Niqula, protagonista deste romance, que herda do seu pai não apenas uma loja de tecidos, mas uma espécie de código têxtil, uma lente pela qual ele pode compreender o mundo. Entre os escombros de uma Beirute devastada, no porão de sua loja, Niqula reconstruirá, pela lembrança, as sagas de sua família e de sua amada Chamsa.
Para saber mais sobre a obra, clique aqui
Para inscrever-se para o Clube de Leitura, clique aqui
Os inscritos receberão o link de participação e o material complementar através do e-mail informado na inscrição. Confiram a caixa de entrada e o SPAM;
Sobre a autora:
Hoda Barakat nasceu em Beirute, Líbano, em 1952. Trabalhou como professora, tradutora e jornalista antes de se mudar para Paris, em 1989, onde vive até hoje.
Hoda tem mais de dez livros publicados e ganhou diversos prêmios e condecorações, entre eles: Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (2002) e Chevalier de l’Ordre du Mérite National (2008); o Naguib Mahfouz Medal for Literature (2000); o International Prize for Arabic Fiction (2019); além de ter sido uma das finalistas no International Man Booker Prize, em 2015.
Sobre a tradutora:
Safa Abou-Chahla Jubran nasceu em Marjeyoun, Líbano, em 1962, chegou ao Brasil em 1982. Tradutora literária e professora livre docente na Universidade de São Paulo, onde leciona língua árabe desde 1992.
Safa já traduziu para o português vários livros do árabe, assim como verteu para o árabe romances e obras do português. Recebeu em 2019 o Prêmio Sheikh Hamad Award for Translation and International Understanding.
Vídeos:
Arando terras e águas: caminhos literários da diáspora
Uma conversa com Hoda Barakat e o escritor Milton Hatoum sobre pontes literárias e narrativas nascidas na diáspora. Mediação de Paula Carvalho.
Assista ao vídeo clicando aqui (em francês com legenda em português)
Safa Jubran e O arador das águas
Para contar tudo sobre O arador das águas, quem melhor que a própria tradutora? Laura di Pietro conversa com Safa Jubran, uma das mais importantes tradutoras do árabe no país.
Clique aqui para assistir