Museu do Café de Santos terá exposição sobre a bebida árabe

Ter, 12/11/2019 - 01:19
A exposição ‘Café Árabe, um símbolo de generosidade’ será inaugurada em 28 de novembro e vai contar com peças de museu de Dubai.

O café árabe será tema de exposição no Museu do Café de Santos, no litoral paulista. A mostra “Café Árabe, um símbolo de generosidade” será inaugurada no dia 28 de novembro, às 18 horas. O evento é aberto ao público. O museu funciona no prédio da antiga Bolsa do Café.

Sabe-se que desde o século 15 os árabes utilizam o café. Eles o transformaram em um produto comercial e uma bebida social que se tornou parte da cultura e do cotidiano em grande parte do mundo. Dividida em três módulos, a mostra aborda em sua primeira parte a introdução do café no mundo árabe e sua disseminação para outros territórios, incluindo contextualização histórico-geográfica com o uso de mapas.

Na segunda parte da exposição, a curadoria trata da imigração árabe no Brasil, suas tradições e costumes, com depoimentos de libaneses, sírios e palestinos que migraram para o País de 1970 até hoje.

O reconhecimento de patrimônio cultural imaterial concedido ao café árabe pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ganha destaque no terceiro módulo da mostra. Nele, os visitantes poderão conhecer objetos trazidos do Museu do Café de Dubai, aprender as técnicas utilizadas para extrair a bebida e a etiqueta em torno do serviço do café – em alguns países árabes é comum que café seja preparado na presença dos convidados.

caf
Crédito da foto: Artur Widak/NurPhoto/AFP

A diretora-executiva do Museu do Café, Alessandra Almeida, disse em nota à ANBA que o museu sempre busca trabalhar diferentes temáticas e ângulos nas exposições temporárias, e que esse tipo de mostra permite explorar alguns segmentos específicos do café.

“A exposição ‘Café Árabe, um símbolo de generosidade’ nasceu do desejo de levar um aspecto muito rico dessa trajetória ao público, que é a cultura árabe envolvendo o consumo da bebida. Reunindo os depoimentos, acervo do Museu do Café de Dubai, mapas e outros recursos especiais, como a ambientação reproduzindo os espaços onde o café é consumido na região, esperamos que os visitantes consigam vivenciar, de fato, a cultura árabe e ter um entendimento ampliado por meio de uma experiência imersiva”, contou Almeida.

“Esta exposição foi construída com o intuito de apresentar o café como um patrimônio cultural que atravessa fronteiras, que carrega consigo relações sociais simbolicamente similares com as do Brasil. O objetivo é criar uma experiência imersiva ao público, para que ele possa vivenciar os espaços e conhecer os utensílios de preparo ligados a esse patrimônio imaterial, aliados a depoimentos de pessoas que mesmo vivendo em outro país mantêm e perpetuam essa tradição”, afirmou em nota à imprensa a coordenadora técnica do museu, Marcela Rezek.

A entrada é gratuita no dia da inauguração e aos sábados. Nos demais dias, o valor da entrada é R$ 10, e meia-entrada, R$ 5. O museu não abre às segundas-feiras. Ainda não há data final para a mostra, mas segundo a comunicação do museu, as exposições temporárias costumam durar de seis meses a um ano, de acordo com a reação do público.

Serviço

Exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”
A partir de 28 de novembro, às 18h
Entrada gratuita
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95
Centro Histórico – Santos/SP
museudocafe.org.br