Série de oficinas traz técnicas ensinadas por árabes

Seg, 09/12/2019 - 09:40
Publicado em:
Em aulas gratuitas, promovidas pelo Sesc Avenida Paulista, refugiados vão ensinar automaquiagem, caligrafia e dança árabe.

 ‘Aprender com os árabes’ é o nome e o intuito de uma série de oficinas que serão oferecidas na capital paulista este mês. A unidade da Avenida Paulista do Serviço Social do Comércio (Sesc) promove os encontros para trazer técnicas típicas da cultura pelas mãos de refugiados da Síria e da Palestina. Todas as aulas serão gratuitas.

A vivência Dança Dabke: Tradição e Resistência (foto acima) é oferecida pela palestina Rawa Al Sagheer. Na aula, ela mostra a herança e desenvolvimento de seu país de origem, por meio da dança popular Dabke. “Eu falo sobre o histórico dessa dança, como foi criada 4 mil anos atrás. Como foi formada e proibida na Palestina, em 1948, e como virou resistência”, contou ela à ANBA sobre a forma de expressão encontrada também na Síria, Líbano e Jordânia.

Al Sagheer é cineasta e vive no Brasil desde 2015. Ela também faz contação de histórias de refúgio e imigração árabe para crianças, além de dar aulas sobre a luta palestina desde a ocupação pelo Império Otomano.

No Sesc, sua oficina ocorrerá em 22 de dezembro em dois horários, às 15h e às 17h; e em 29 de dezembro também às 15h e às 17h. São oferecidas 20 vagas em cada atividade e é necessário retirar os ingressos 30 minutos antes, na Central de Relacionamento do Sesc Avenida Paulista, 2º andar.

Já a aula Automaquiagem de Inspiração Árabe será ministrada por Yamam Saad. Nascida na Síria, Saad vai, além da prática de como criar uma maquiagem árabe, abordar aspectos culturais. Formada em Arqueologia, ela trabalhava no Museu Nacional de Damasco. No Brasil há dois anos, já realizou oficinas no Sesc Thermas de Prudente e Sesc Vila Mariana. Ela também oferece a atividade ‘Viagem a Damasco’ no Airbnb Experiências, onde faz um tour virtual pela parte antiga e histórica de Damasco, além de servir pratos árabes locais.

As lições de automaquiagem acontecem em 10 e 17 de dezembro, das 14h30 às 17h30. As vagas são limitadas, com retirada de ingressos 30 minutos antes, no 4º andar do Sesc, o Tecnologias e Artes, onde ocorrerá a aula.

Por fim, em 18 e 19 de dezembro, das 19h às 22h, Mohamad Alsaheb fará a oficina Caligrafia e Cultura Árabe. A aula explica o que caracteriza esse tipo de técnica e suas relações com arte e cultura árabe. Mohamad Alsaheb é refugiado sírio e chegou ao Brasil em 2014. Fundou em 2018 o Centro da Língua Árabe, onde leciona o idioma e aborda aspectos da cultura. Para a oficina dele estão disponíveis 20 vagas, com retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no 4º andar da unidade, Tecnologias e Artes.

Serviço
Aprender com os Árabes
De 10 a 29 de dezembro
Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista – São Paulo
Mais informações: https://www.sescsp.org.br