Evento virtual em 26 de novembro falará sobre influência árabe na música brasileira

Seg, 23/11/2020 - 22:55
Publicado em:
 

Bate-papo online terá músicas e debate sobre como os árabes somaram à música brasileira. Programação acontecerá no dia 26 de novembro, com promoção da Câmara Árabe e do Centro Cultural Brasil-Líbano.

A influência árabe na música brasileira será tema de um evento online promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira junto à embaixada do Brasil no Líbano, por meio do Centro Cultural Brasil-Líbano (BrasiLiban) na próxima quinta-feira (26). A programação contará com palestra de Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara Árabe, e apresentação do músico brasileiro Valtinho Cayuella interpretando canções que vão da música popular brasileira a marchinhas de carnaval.  A programação ocorrerá em inglês e será transmitida pela página do Facebook da Brasiliban.

Antibas é historiadora e vencedora do Prêmio Unesco Sharjah de Cultura Árabe 2019. A palestrante trará dados históricos sobre a influência árabe no Brasil, que teve início muito antes das primeiras ondas de imigrantes sírio-libaneses no Brasil, no século 19. Dentre as contribuições, Antibas destacará a vinda dos povos da Península Ibérica, portugueses e espanhóis, que já trouxeram em suas canções a influência de sons e tons mouriscos, além de orações e canções na língua árabe, trazidas por pessoas escravizadas, muitas delas muçulmanas.

A historiadora vai explicar como essa mistura de música africana com influência árabe, e instrumentos específicos, deu forma a ritmos brasileiros como o samba. E como essas formas continuaram a receber contribuições após a chegada dos imigrantes do Oriente Médio.

A apresentação musical terá no repertório músicas como “O Bêbado e o Equilibrista”, de João Bosco, “Tocando em Frente”, de Almir Sater, e marchinhas como ‘Alalaô’, que mostram elementos árabes, seja na letra seja no instrumental.

A live é o primeiro projeto em parceria entre a Câmara Árabe e o Brasiliban. O evento também se insere nas atividades da Casa Árabe, que foi lançada em outubro pela Câmara Árabe e começa sua trajetória oferecendo programações de cultura e imigração online.

 

Serviço:

The Arab Influence in Brazilian Music
Dia 26 de novembro, às 19h00 (horário de Beirute) e 14h00 (horário de Brasília)
Mais informações: https://www.facebook.com/events/670924410286541/