Fambras leva temas do Islã para Bienal do Livro em SP

Dom, 12/06/2022 - 22:03
Publicado em:

 

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) representou a cultura islâmica na 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu na capital paulista de 02 a 10 de julho, no Expo Center Norte. Uma exposição de grandes inventores muçulmanos e como suas criações trouxeram benefícios para a humanidade é um dos destaques do estande, que contará ainda com a presença do personagem Khalil e suas histórias voltadas para crianças e adolescentes, com oito edições do gibi criado com a missão de combater a islamofobia. (Leia também: FAMBRAS distribui 50 mil gibis do “Khalil” na Bienal do Livro de São Paulo  clique aqui ).

be

Khalil é a primeira história em quadrinhos (HQ) brasileira que fala sobre o Islã, informou a Fambras. O personagem é um pré-adolescente brasileiro e muçulmano, que vive muitas aventuras com sua turma e, quando tem oportunidade, fala sobre sua cultura e religião. A cada edição, o gibi aborda um tema atual e convida à reflexão, como a intolerância religiosa, a importância da solidariedade, o impacto do lixo urbano, a acessibilidade e o desperdício de alimentos.

“O conteúdo de altíssima relevância promove importantes discussões nos ambientes familiar e escolar. Também nos ajuda a combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre a religião islâmica e os muçulmanos junto a crianças e pré-adolescentes”, disse em nota o vice-presidente da Fambras, Ali Zoghbi. Khalil fez uma visita à Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta quinta-feira (09) para entregar o convite para a Bienal (foto acima).

Já os inventores muçulmanos em exposição foram grandes mulheres e homens que contribuíram com a Astronomia, Aviação, Engenharia, Medicina, Navegação, Filosofia, Arquitetura e Matemática, entre outras ciências.

“Será possível, por exemplo, conhecer Mariam Al-Ljliya, uma das mais importantes mulheres do Islã e do mundo árabe. Ela criou o astrolábio, equipamento amplamente utilizado na navegação e na astronomia que serviu de base para o GPS que hoje tanto nos auxilia”, disse Zoghbi antes do evento.

Outro destaque entre os inventores é Ibn Firnas, o primeiro homem a tentar voar, no século 9º. Ele criou um planador que imitava as asas dos pássaros. “A partir de seus estudos, foi criado, adiante, o avião, um meio de transporte indispensável para a humanidade”, afirmou Zoghbi.

Além dos inventores muçulmanos e do gibi Khalil, os visitantes puderam tirar dúvidas sobre o Islã e levar para casa materiais informativos. “É uma oportunidade para mostrar o que nossa religião prega, como a paz e a caridade”, completou o vice-presidente. “Por meio da informação, nossa intenção é desmistificar a religião islâmica e combater preconceitos e estereótipos. Eventos como a Bienal colaboram bastante com essa nossa missão”, concluiu.