Projeto TACHO comemora 60 anos em evento no Club Homs
Esta trajetória foi celebrada na festa promovida no Club Homs, que teve apresentação de fotos e vídeos de espetáculos encenados desde 1930. Atores de várias idades e épocas do TACHO reapresentaram cenas de algumas peças. Houve ainda uma homenagem, idealizada por Milton Anauate, autor do Projeto TACHO 60 Anos, a nomes que construíram a história do grupo: diretores de teatro como Roberto Achcar e Rubens Teixeira, atores como Said Bittar, também diretor da primeira peça, que estreou no dia 10 de setembro de 1953, Yunes Chami, Marcia Dib, Margaret Lopes Serra e Clery Maluf, membros da equipe de apoio, como Lilian Narchi, e representantes de todas as diretorias culturais, como Claudio Zaki Dib, entre outros.
Leia, a seguir, o depoimento de Milton Anauate:
“Este é um projeto para quem acredita, é um sonho meu que passei a compartilhar com o grupo, com a diretoria e tornou-se um sonho de todos aqueles que sentem orgulho de ter participado ou assistido ao menos um espetáculo dos verdadeiros amadores de teatro.
Teatro de Amadores como chamado na sua fundação ou Teatro Amador do Club Homs nome atual, sim sempre amadores, na essência da palavra: que ou aqueles que gostam muito de alguma coisa; amantes, apreciadores, entusiastas.
E assim se construiu esta história de 60 anos, não só com os profissionais amadores desta nobre arte, os incansáveis atores e atrizes que desfilaram no nosso palco, mas com a dedicação e o entusiasmo das diversas diretorias, com o patrocínio desta arte milenar pelos nossos mecenas apreciadores e também com os aplausos de todos os espectadores amantes do TACHO.
Eu sou movido por sonhos, mas sonhos reais, assim como real foi a comemoração dos 30 anos do grupo em 1983, tornou-se real o embrião deste projeto quando comecei a contar a história do TACHO em meu blog caminhos.do.miltão e também na página do TACHO criada no facebook e que conta hoje com 220 apreciadores.
O objetivo sempre foi o de entusiasmar, contagiar e assim aconteceu, criamos a comissão organizadora acolhida de pronto pelo presidente Antonio José Neaime e sua diretoria e há quatro meses trabalhamos na viabilidade do projeto, onde a maior parte do tempo foi dedicada à busca e recuperação de todo tipo de documento, fotos, programas, notícias e publicações internas e externas, além da apreciação de acervo dos atores e resgate do maior número de participantes do TACHO de todas as épocas.
Apesar da dedicação e empenho de todos na pesquisa , muitas peças ficaram sem registro fotográfico, alguns espetáculos fazem parte apenas da memória de atores e atrizes, mas sem nenhum tipo de registro ou identificação de data.
Apesar da ampla divulgação e do empenho da comissão organizadora, é possível que ficaram omitidas algumas peças, premiações, nomes de atores, atrizes e todos os tipos de colaboradores, mas somos todos tão jovens e temos muito tempo, temos todo o tempo do mundo...
O TACHO faz 60 anos e está todo prosa, pois tem muita história para contar, toda a história possível resgatada e preservada, a que cabe na sua memória, no seu sorriso, no seu olhar emocionado ao ouvir os aplausos de todos e lembrar do fechar das cortinas.
A única certeza, registrada no passar dos tempos, foi a garra, a dedicação e o amor, demonstrados por todos aqueles que , de alguma forma, defenderam o nome do Teatro Amador do Club Homs.
TACHO, um espetáculo há 60 anos
Aplausos a todos.”
Para ver mais imagens da comemoração, acesse
https://www.facebook.com/homs.homssocial/media_set?set=a.589977711071885.1073741899.100001789835025&type=1