Brasileiro faz filme sobre futebol palestino
"Sempre me interessei pelo Oriente Médio", conta o diretor e roteirista do filme, gaúcho que mora no Rio de Janeiro. O projeto do documentário começou a ser levado adiante há cerca de dois anos e as suas primeiras imagens viraram um curta-metragem que será exibido nesta quinta-feira (01) em um restaurante da capital paulista, em sessão fechada. A ideia é mostrar a apoiadores e imprensa o que já foi feito até agora e poder dar continuidade ao objetivo maior, que é fazer um documentário de longa-metragem. Rodrigues quer estar com o filme pronto em 2012.
O diretor e sua equipe estiveram na Palestina entre outubro e novembro de 2010 e lá formaram um time de futebol, com garotos entre 14 e 17 anos. E é da história da equipe que o filme de Rodrigues trata. De acordo com o diretor, não haverá imagens de conflito no documentário. "Basicamente retratamos as dificuldades do esporte na Palestina, como sinal do que acontece lá. Todos os aspectos [da vida palestina] são marcados pela ocupação", explica o cineasta. O objetivo é falar da questão social e política através do esporte.
A vontade do diretor é trazer o grupo ao Brasil, na Copa de 2014, para amistosos ou para ter uma participação festiva na competição. Possivelmente os meninos do time viagem ao Brasil ainda antes, já que a equipe treina com apoio do Corinthians. O projeto do filme como um todo tem apoio, na Palestina, da Federação Palestina de Futebol e do Ministério dos Esportes, e no Brasil, do Instituto de Cultura Árabe (Icarabe), além da comunidade árabe local.
O curta-metragem tem nove minutos e meio de duração e narração do ator Lázaro Ramos. A equipe de Rodrigues deve voltar à Palestina para fazer novas imagens para o longa-metragem. Além de direção e roteiro de Gilmar Rodrigues, o curta tem produção de Bettine Silveira, coordenação de produção de Hassan Zarif, direção de fotografia de Ding Musa, montagem de Thiago Andries, trilha de B Negão e Rodrigues. A realização é da Txucarramãe Filmes, empresa de Bettine e Rodrigues, e apoio da Palmares Produções.
Fonte: Isaura Daniel - Anba