Emad Burnat, diretor do documentário palestino “5 Câmeras Quebradas”, confirma presença na 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
Consagrado em diversos festivais do mundo, como o Sundance e o Festival de Jerusalém, “5 Câmeras Quebradas” é um extraordinário trabalho de ativismo cinematográfico e político, um relato pessoal, em primeira mão, da resistência não-violenta na Palestina, feito por um agricultor palestino que comprou sua primeira câmera em 2005 e passou a usá-la como arma de protesto para tentar conservar suas terras contra o estabelecimento dos judeus israelenses (assista ao trailer em http://www.youtube.com/watch?v=oLqerCt_WSs)
Dirigindo em parceria com o israelense Guy Davidi, Burnat faz uma denúncia pessoal e dolorosa à ocupação israelense na Cisjordânia. O palestino começou a filmar as manifestações desde o início, em 2005, ano em que seu filho nasceu. Jibreel viveu desde muito pequeno a realidade da ocupação: entre as primeiras palavras que aprendeu a falar estão soldados e cerca.
Para o diretor, a presença na Mostra será ainda mais especial com a participação de seu filho. “Será emocionante para o público ver Jibreel porque ele é a estrela”, afirma.
A 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema também trará ao Brasil Hanan Abdalla, diretora do filme egípcio “À Sombra de Um Homem”, que integra a “Sessão Mundo Árabe”. Seu documentário mostra as reflexões de quatro mulheres de diferentes origens culturais e gerações, durante as mudanças no Egito em revolução. Assista ao trailer em http://www.dohafilminstitute.com/filmfestival/films/in-the-shadow-of-a-man.
A “Sessão Diálogos Árabe-Latinos” terá como convidado especial Edgardo Bechara, produtor do LAIFF - Latin Arab International Film Festival (LAIFF - Buenos Aires). Todos os convidados realizarão palestras abertas ao público.
Produção brasileira tem pré-estreia
Na “Sessão Diálogos Árabe-Latinos” será promovida a pré-estreia nacional do filme “A Última Estação”, de Marcio Curi, com roteiro de Di Moretti. O filme, uma coprodução entre Brasil e Líbano, abriu o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro no ano passado (assista ao trailer em http://www.youtube.com/watch?v=tjQbzabmSSQ). Será uma sessão especial, com exibição em 35 mm. O diretor Marcio Curi e o elenco do filme participarão de um debate aberto ao público.
A história é baseada na trajetória de vida do libanês Tarik. Em meados dos anos 50, juntamente com o irmão mais novo, Karim, eles vêm ao Brasil e, já no navio, iniciam uma grande amizade com outros meninos árabes e sírios, que ao desembarcarem em terras brasileiras, acabam seguindo caminhos distintos.
Os anos se passam e, em setembro de 2001, após perder sua esposa, o velho Tarik decide cumprir algumas promessas. O muçulmano abandona tudo e resolve atravessar o Brasil, na companhia da filha Samia, em busca dos meninos que fizeram com ele a travessia, 51 anos antes.
Leia mais sobre a Mostra em
http://www.icarabe.org/noticias/icarabe-promove-em-agosto-a-8a-mostra-mundo-arabe-de-cinema
Para curtir nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/8aMostraMundoArabeDeCinema