Documentário sobre diálogo entre as culturas árabe e brasileira tem filmagens no Líbano

Qui, 30/04/2015 - 12:43
Publicado em:
O filme “Tirando os Véus, a distância entre dois mundos” (título provisório), em fase de produção, terá mais uma etapa de filmagens no Líbano. Convidada a participar da Conferência da Energia da Diáspora Libanesa, que será promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e dos Emigrantes do Líbano, em Beirute, de 21 a 23 de maio, a diretora Rose La Creta dará destaque, desta vez, à tradição da viagem, a partir de sua própria experiência. “A tradição da viagem surge desde o século X como tema literário na cultura árabe, ajuda na construção do saber. A cineasta viajante tem a função de transmitir o conhecimento, pois visitar outras terras implica sempre em situações de aventura, separação, fatos importantes para o autoconhecimento e a evolução”, explica Rose.

O documentário, que começou a ser produzido em 2013, tem sido um intenso processo de transformação. A temática da coexistência e a harmonia das diferentes religiões e etnias, entre Oriente e Ocidente num mesmo país, através da trajetória dos cerca de oito milhões de libaneses e seus descendentes no Brasil, o que ajudou os dois povos a construir uma relação de integração religiosa e cultural como poucas no mundo, vem se enriquecendo a cada nova experiência da cineasta. “Hoje o filme está mais focado no diálogo das culturas e das correspondências do multiculturalismo da cultura árabe na antiguidade, representada pelo Líbano, e do Brasil na modernidade.”

A produção, apoiada pelo LFA, Lebanese Film Academy, tem sido um processo contínuo de transformação, de descobertas, como ressalta a diretora. “Creio que podemos no final ter uma mudança de titulo do filme, o processo mostra que, da preparação até a finalização, vivemos um work in progress”.

“Tirando os Véus” é uma realização da Olhar Feminino Produções Ltda. em parceria com o Consulado do Líbano no Rio de Janeiro, instituição com a qual Rose La Creta vem desenvolvendo projetos desde 2002, com a criação e produção do evento "Mosaicos do Líbano"no eixo Rio/São Paulo/Brasília, que teve como convidados a cineasta Jocelyne Saab, para sua retrospectiva, e o maestro Gabriel Yared, ganhador do Oscar com o filme "O paciente Inglês", para um concerto de trilhas musicais para cinema. Em 2003, Rose foi convidada com presidente do Júri do festival de cinema de Deir Qamar no Líbano e 2004 preparou a I Mostra retrospectiva de Cinema Brasileiro no Mideast Film Fest, Beirute-Líbano, com apoio da Secretaria do Audiovisual -MINC e do exibidor do Empire Films em Beirute, Mario Haddad.